CulturaDestaque

CULTURA. Professora da UFSM é premiada em festival literário feminino na categoria não ficção

Mariana Selister Gomes foi premiada na primeira edição do Loba Festival

Por Assessoria de imprensa da UFSM

Ocorreu em São Paulo no dia 25 de janeiro – data em que se celebra o aniversário da capital paulista – a primeira edição do Loba Festival, evento literário feminino que premia autoras em cinco categorias (romance, conto, poesia, não ficção e roteiro para curta-metragem), sendo contemplada, em cada uma delas, uma obra publicada e outra não publicada. A professora Mariana Selister Gomes, do Departamento de Ciências Sociais da UFSM, foi premiada na categoria não ficção, pelo seu livro “Brasil Interseccional – Passado, Presente e Futuro das Nossas Lutras”, publicado no ano passado pela Editora Zouk. A divulgação das vencedoras, acompanhada de programação cultural, ocorreu na Casa de Cultura do Parque.

O livro é fruto da longa trajetória de pesquisa sociológica da autora nas áreas de sociologia brasileira, estudos de gênero e estudos étnico-raciais. Na obra, ela propõe o conceito de luta interseccional (de classe, raça e gênero) como chave explicativa para a sociedade brasileira. Na UFSM, a professora coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão em Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos (GIDH), onde promoverá espaços de diálogo sobre o livro e outras atividades relacionadas à temática.

Na mesma categoria em que foi premiada, Mariana Selister Gomes teve concorrentes de renome nacional (na fase semifinal), como as jornalistas Míriam Leitão e Daniela Arbex. Em outra categoria, na de poesia, foi premiada uma psicóloga formada pela UFSM: Talita Tibola, pelo livro “Paquiderme”.

O Loba Festival contou com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo. A relação completa das premiadas e outras informações sobre o festival constam em sua página no Instagram.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo