LUNETA ELETRÔNICA. Educação e o calor, sossego público, experiências da Holanda contra enchentes
Aumento da área de arroz na região central, editais para concurso do MP

Por Paulo André Dutra
* Entre meia-noite e 4 horas da madrugada deste sábado (22), a Secretaria de Segurança e Ordem Pública realizou mais uma edição da Operação Sossego Público.
* Tem como intuito fiscalizar perturbação do sossego, fiscalização de Alvarás, notificação de irregularidades em estabelecimentos e também consumo de bebida alcoólica em local público.
* Um bar em Camobi, foi notificado com Auto de Infração por irregularidades. Diferentes pontos da cidade também foram alvo de rondas, como a Praça Saturnino de Brito.
* Frente a previsão do tempo para a semana, o Cpers solicitou à Secretaria Estadual de Educação a suspensão de aulas presenciais, principalmente na terça (25) e quarta-feira (26), datas em que a onda de calor deve atingir o seu ápice.
* Cobrou também medidas urgentes para a climatização e ventilação das salas. Na semana anterior, uma liminar do sindicato impediu o retorno das aulas na data prevista, também por conta do calor.
* Na sexta-feira (21), a Seduc repassou orientações às coordenadorias regionais de educação sobre medidas de prevenção nas escolas estaduais.

* Nas recomendações, abre a possibilidade de antecipar ou adiar o horário de entrada e saída, substituir atividades físicas e reorganizar formatos de aulas em ambientes externos.
* Na rede municipal, que volta às aulas nesta segunda-feira (24), a secretária de Educação, Gisele Bauer, afirma que “de modo geral, as escolas estão aptas a receberem os alunos paras as atividades”.
* Foram publicados na edição de quinta-feira (20) de fevereiro, dois editais de concurso público para os cargos de analista e técnico do Ministério Público Estadual.
* As inscrições vão até 20 de março. Os salários iniciais variam de R$ 4,8 mil a R$ 9,2 mil.
* São 27 vagas para provimento dos cargos de analista nas especialidades Direito, Serviço Social, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Civil, Engenharia Civil, Biologia, Contabilidade e Informática, em nível superior. Para Ensino Médio, cargo de técnico do MP, na especialidade informática.
* Dois dos principais projetos do programa Room for the River, que transformou a forma como os Países Baixos lidam com enchentes, foram apresentados ao governador Eduardo Leite e a comitiva gaúcha no sábado (22).
* Pela manhã, a comitiva visitou o canal de águas altas de Veessen-Wapenveld, estrutura com oito quilômetros de extensão que funciona como área de escape para as águas do rio IJssel durante períodos de cheia.
* Em Nijmegen, assim como acontece com o Rio Taquari em Muçum, o Rio Waal fazia uma curva acentuada em Nijmegen, formando um gargalo que aumentava o risco de enchentes.

* O dique existente foi recuado em 350 metros e criado um canal auxiliar para escoar parte da água do rio. O projeto custou 350 milhões de euros (cerca de 1,9 bilhão de reais) e incluiu a realocação de 50 residências, com a criação uma ilha urbana que hoje serve como área de lazer para a população.
* Após todo o prejuízo nas áreas de várzea na enchente de abril, com perda de solo e acúmulo de materiais, surpreendeu o aumento da área plantada de arroz na região central.
* Segundo o levantamento final da safra, apresentado pelo Instituto Rio Grande do Arroz na 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, em Capão do Leão, os arrozeiros semearam 4,82% a mais do que a safra anterior.
* A área total no Estado foi de 970.194 hectares, com um aumento de 7,8% em relação à safra passada (69.991 ha). Todas as regiões do Estado registraram aumento da área semeada.
* Nenhuma, no entanto, com a intensidade da Quarta Colônia, Vale do Jacuí e entorno, componentes da região central na divisão do Irga.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.