LUNETA ELETRÔNICA. Ondas de calor podem durar dias, recuperação do acesso ao Distrito Industrial
Primeiro dia da missão gaúcha nos Países Baixos, balneabilidade na Região
Por Paulo André Dutra

* A nova onda de calor está chegando. O alerta do Inmet na cor laranja (perigo) tem início às 11 horas deste sábado (22) e vai até a quarta-feira (26).
* Segunda informa a Defesa Civil Estadual, no sábado a massa de ar quente e seco mantem as máximas no Estado entre 35 e 39 graus.
* No domingo (23), com sol e poucas nuvens, as temperaturas elevadas persistem, com mínimas entre 17 e 24°C, e máximas variando de 33 a 40°C.
* Durante a segunda-feira (24), com elevação ainda mais acentuada das temperaturas, atingindo valores em torno de 36 e 42°C em boa parte do Rio Grande do Sul. A umidade relativa do ar ficará baixa nas horas mais quentes do dia, em torno de 30%.
* Orienta-se cuidado com crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados. Evitar desidratação, bebendo água regularmente, mesmo sem sede. Procure sombra, especialmente entre 10h e 16h.
* No boletim do Projeto Balneabilidade da Fepam desta semana, o décimo da temporada, saíram da relação dos locais impróprios os balneários do Passo do Verde, em Santa Maria, e Ernesto Alves, em Santiago.

* No entanto, entrou para a lista a Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul.
* Dos 93 pontos analisados, no litoral e no interior, 85 estão próprios para banho e oito estão impróprios. Todos os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receberem os banhistas.
* Menos buracos na Avenida Pedro Cezar Saccol, a principal via do Distrito Industrial. É o que deve ocorrer após as melhorias iniciadas pela Prefeitura na quarta-feira (19).
* Recuperação de borrachudos, instalação de drenos para a correção de curso de água, ajuste nas esquinas da avenida com os eixos (gola); e fresagem para retirada do asfalto antigo e fazer o nivelamento, se necessário.
* Segundo o Gestor do Parque Tecnológico e Industrial, Álvaro Barreto Lisboa, após concluídas estas etapas, terá início o recapeamento asfáltico nos dois lados da avenida. A interdição será feita por quadra.
* Investimento: R$ 660 mil, com recursos próprios do Município.

* Com foco em soluções para prevenção e gestão de desastres naturais, a comitiva gaúcha iniciou nesta sexta-feira (21) uma série de reuniões técnicas na RVO (Netherlands Enterprise Agency), agência governamental dos Países Baixos que é referência mundial em infraestrutura e gestão hídrica.
* A agência compartilhou experiências internacionais e lições nos diferentes contextos em um país em que um quarto do território fica abaixo do nível do mar.
* Um intercâmbio de experiências entre os representantes do Rio Grande do Sul e especialistas neerlandeses aconteceu à tarde. Os participantes debateram soluções em gestão hídrica, com foco em prevenção de enchentes.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.