DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Ondas de calor podem durar dias, recuperação do acesso ao Distrito Industrial

Primeiro dia da missão gaúcha nos Países Baixos, balneabilidade na Região

Por Paulo André Dutra

Alerta laranja engloba toda a fatia oeste do Rio Grande do Sul (Foto Inmet/Reprodução)

* A nova onda de calor está chegando. O alerta do Inmet na cor laranja (perigo) tem início às 11 horas deste sábado (22) e vai até a quarta-feira (26).

* Segunda informa a Defesa Civil Estadual, no sábado a massa de ar quente e seco mantem as máximas no Estado entre 35 e 39 graus.

* No domingo (23), com sol e poucas nuvens, as temperaturas elevadas persistem, com mínimas entre 17 e 24°C, e máximas variando de 33 a 40°C.

* Durante a segunda-feira (24), com elevação ainda mais acentuada das temperaturas, atingindo valores em torno de 36 e 42°C em boa parte do Rio Grande do Sul. A umidade relativa do ar ficará baixa nas horas mais quentes do dia, em torno de 30%.

* Orienta-se cuidado com crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados. Evitar desidratação, bebendo água regularmente, mesmo sem sede. Procure sombra, especialmente entre 10h e 16h.

* No boletim do Projeto Balneabilidade da Fepam desta semana, o décimo da temporada, saíram da relação dos locais impróprios os balneários do Passo do Verde, em Santa Maria, e Ernesto Alves, em Santiago.

Melhorias no Distrito Industrial previstas para serem concluídas na primeira semana de março (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

* No entanto, entrou para a lista a Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul.

* Dos 93 pontos analisados, no litoral e no interior, 85 estão próprios para banho e oito estão impróprios. Todos os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receberem os banhistas.

* Menos buracos na Avenida Pedro Cezar Saccol, a principal via do Distrito Industrial. É o que deve ocorrer após as melhorias iniciadas pela Prefeitura na quarta-feira (19).

* Recuperação de borrachudos, instalação de drenos para a correção de curso de água, ajuste nas esquinas da avenida com os eixos (gola); e fresagem para retirada do asfalto antigo e fazer o nivelamento, se necessário.

* Segundo o Gestor do Parque Tecnológico e Industrial, Álvaro Barreto Lisboa, após concluídas estas etapas, terá início o recapeamento asfáltico nos dois lados da avenida. A interdição será feita por quadra.

* Investimento: R$ 660 mil, com recursos próprios do Município. 

Governador no encontro que contou com especialistas gaúchos e da agência governamental dos Países Baixos (Foto Maurício Tonetto/Prefeitura)

* Com foco em soluções para prevenção e gestão de desastres naturais, a comitiva gaúcha iniciou nesta sexta-feira (21) uma série de reuniões técnicas na RVO (Netherlands Enterprise Agency), agência governamental dos Países Baixos que é referência mundial em infraestrutura e gestão hídrica.

* A agência compartilhou experiências internacionais e lições nos diferentes contextos em um país em que um quarto do território fica abaixo do nível do mar.

* Um intercâmbio de experiências entre os representantes do Rio Grande do Sul e especialistas neerlandeses aconteceu à tarde. Os participantes debateram soluções em gestão hídrica, com foco em prevenção de enchentes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo