DestaqueSanta Maria

LUNETA. Falta d’água e a nova chamada na Corsan, manutenção de estradas e unidades de saúde

Defesa Civil leva água, feiras da semana e exames em hospitais da região

Prefeito Rodrigo Decimo e diversos secretários com os dirigentes da Corsan. Foto Breno Surreaux / Prefeitura

Por Paulo André Dutra

* Novamente o Executivo chamou a Corsan para cobrar resoluções para a falta de água no município. A reunião no gabinete aconteceu na manhã desta segunda-feira (10). 

* Além de apresentar as ações realizadas, a concessionária comprometeu-se em desenvolver um plano para resolver o desabastecimento de água em regiões de Santa Maria.

* Enquanto isso, continua a entrega de água em 240 localidades desabastecidas. Um total de 780 famílias estão sendo atendidas, entre as caixas de água comunitárias e os mais de 150 reservatórios emprestados pela Defesa Civil. 

* Nesta segunda-feira (10), as equipes visitaram as localidades de Picada do Arenal, Corredor dos Guerras e Vila Verde (Passo do Verde); e Colônia Pena e Colônia Pinheiro (Santa Flora).

* Ações de manutenção em estradas tem sido realizadas pela Prefeitura em Santa Flora, nas estradas de Banhados, Ramada, da Favorita e da Grápia; e em Pains na Estrada Pedro Fernandes. 

* Outras equipes estão nos distritos de Boca do Monte, Palma e Santo Antão para a construção de um sistema de drenagem.

Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade e de Desenvolvimento Rural nos serviços de patrolamento, envaletamento, empedramento e compactação nas estradas do interior. Foto João Alves / Prefeitura

* Confira o cronograma para a semana de feiras de produtos coloniais e da agricultura familiar. 

* Duas unidades de saúde atendem em horário ampliado durante a semana. Na UBS Wilson Paulo Noal (Camobi), o horário adicional vai das 16h30 às 20 horas na quarta-feira (12). A ESF Lídia abre no sábado (15), das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. 

* Mudança na UBS Itararé para o atendimento odontológicos a partir desta quinta-feira (13). As consultas estarão liberadas por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, a partir das 7 horas. Os atendimentos prioritários poderão ser agendados por telefone e as consultas realizadas à tarde. 

* Novos contratos, firmados entre Secretaria Estadual de Saúde e 29 novos hospitais, devem ampliar a oferta de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos pelo Programa Mais Acesso a Especialistas (Pmae)

* Com recursos do Ministério da Saúde, serão mais 283,5 mil atendimentos em cinco especialidades: cardiologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oncologia, essa última nas subespecialidades de ginecologia, gastrologia, proctologia e urologia.

* Na região, assinaram novos contratos as seguintes instituições: Hospital de Caridade Dr. Victor Lang (Caçapava do Sul), Hospital de Caridade São Roque (Faxinal do Soturno), Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (Rosário do Sul). 

* Já faziam parte Hospital Santo Onofre (Cacequi), Hospital Regional de Santa Maria e Associação Beneficente Hospital Santo Antônio (São Sepé).

Hospitais que aderiram ao programa promovida pela SES reuniram-se com o Ministério da Saúde e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS). Foto Alina Souza / SES

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo