![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/lavoura-de-soja-restinga-seca.jpg)
Por Assessoria de imprensa da Prefeitura de Restinga Sêca
Com o objetivo de reunir dados a respeito das perdas estimadas da safra 2025, na quinta-feira (30), a Administração Municipal se reuniu com a Emater, associações, cooperativas e produtores rurais de Restinga Sêca. O encontro ocorreu no espaço coworking da Estação Férrea.
O baixo índice pluviométrico registrado no último trimestre de 2024 e no primeiro mês de 2025, segundo os produtores, é responsável pelo episódio mais grave de estiagem no Município nos últimos anos. Na safra do soja, por exemplo, o dado parcial informado pelo chefe do escritório da Emater/Ascar, Rodrigo de Oliveira, dá conta de uma perda de cerca de 50% da lavoura, representando o prejuízo de R$ 85 milhões.
O levantamento dá conta, em alguns casos, de perda total dos cultivares. Há mesmo casos em que a irrigação das plantações havia sido postergada, a fim de garantir a manutenção das mesmas após a primeira irrigação, no entanto, a previsão do tempo associada ao calor intenso registrado tem dificultado a ação dos produtores, no intuito de mitigar o prejuízo.
Com os dados coletados com auxílio da Emater e dos produtores, o Município de Restinga Sêca redigirá o decreto de situação de emergência, visando o o reconhecimento por parte do Governo do Estado e tratará da questão para sanar os prejuízos da falta de chuvas.
O prefeito Norton Soares ainda colocou as equipes das secretarias de Obras e Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente à disposição dos produtores, para atendimento a possíveis demandas que ocorram devido à escassez e também projetou q criação de política pública que dê maior atenção às propriedades.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.