DestaqueEducação

SERVIDORES FEDERAIS. Pressão pela aprovação do Orçamento: Sedufsm participa de ato em Brasília

Mobilização das entidades nacionais do funcionalismo acontece nesta quinta

Por Nathalia Costa (com foto de Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Nesta semana, a Sedufsm estará presente nas mobilizações que ocorrem em Brasília a partir do dia 20 de fevereiro para pressionar o Congresso Nacional pela votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. O reajuste salarial dos e das docentes, de 9%, conquistado no acordo de greve, depende da aprovação da LOA. Parlamentares indicam que a votação poderá ocorrer apenas em março, atrasando ainda mais o reajuste salarial de servidores e os recursos para as instituições federais de ensino.

As atividades foram convocadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos, a qual o ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) integra. O ato do dia 20 acontecerá em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a partir das 14h30.

A tramitação da LOA 2025 no Congresso Nacional tem sido marcada por lentidão. O Orçamento foi enviado em agosto do ano passado, mas a LOA não foi votada em função das discussões do ajuste fiscal. Agora, o Congresso precisa atualizá-lo e um dos impasses é o das emendas parlamentares.

A demora na aprovação do orçamento prejudica a implantação de políticas públicas e compromete o funcionamento adequado das universidades federais. Além disso, atrasa o reajuste salarial de 9%, concedido a docentes e outras 37 categorias e garantido pela MP 1286/24, desvalorizando ainda mais os salários que não tiveram toda a reposição da inflação dos períodos de Temer e Bolsonaro.

Além da participação na manifestação, a Sedufsm também estará presente nas reuniões do Setor das Ifes do ANDES-SN, que ocorrem entre os dias 20 e 22 de fevereiro, para discutir estratégias de mobilização da categoria docente frente às negociações com o governo. Os diretores Everton Picolotto e Vânia Beatriz Rey Paz irão como representantes da diretoria da Sedufsm para compor as mesas de reunião e intensificar as mobilizações.

Na última segunda-feira (17), a diretoria da Sedufsm esteve reunida com a reitoria da UFSM para discutir questões relacionadas ao reajuste salarial dos docentes e às progressões e promoções na carreira acadêmica. Saiba mais aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo