![](https://img.claudemirpereira.com.br/2025/02/DSC_0355-1024x732-1.jpg)
Por Pedro Pereira
O projeto de voleibol da UFSM anunciou a criação de duas equipes de base femininas e, para iniciar os trabalhos visando o início da temporada, serão já neste mês os processos seletivos para jogadoras. Um time será voltado a atletas nascidas nos anos de 2007, 2008 e 2009, e o outro para nascidas entre 2010 e 2011.
Para a categoria das mais velhas, a atividade será no dia 20, uma quinta-feira, a partir das 18h. Para a das mais novas, é no dia 22, um sábado, com início previsto para às 9h. Nos dois casos, o treinamento ocorre no Ginásio 1 do Centro de Educação Física e Desportos, localizado no campus de Camobi da Universidade. As inscrições podem ser realizadas através do formulário. As vagas são limitadas.
O objetivo das novas equipes é que, além de participar de competições e levar o nome da UFSM Rio Grande do Sul afora, desenvolver profissionalmente mais estudantes da instituição. A ideia é que cada elenco terá uma comissão técnica própria, com novos estagiários dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Comunicação e Nutrição.
Em breve, também deve ser implementada uma categoria de base masculina, que já está sendo planejada. Os esquadrões adultos, por outro lado, terão seletivas em março, quando iniciam as aulas da Universidade, e começam a pré-temporada já na próxima segunda-feira (10). Contudo, os primeiros treinamentos serão em quadras de areia.
Isso se dá pois, de acordo com o coordenador do projeto e treinador Lorenzo Laporta, estas práticas ajudam a aumentar a capacidade cardiorrespiratória dos atletas, além de exigir mais do aspecto físico dos jogadores. As equipes de voleibol são filiadas à Federação Gaúcha de Voleibol desde o ano passado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.