
Por Maiquel Rosauro
O ex-prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), foi escolhido pelo Parlamento Municipal para receber o título de vereador emérito. O convite foi feito nesta sexta-feira (28), pelo presidente da Câmara e irmão do tucano, Admar Pozzobom (PSDB).
A solenidade de benemerência será realizada em 6 de maio, às 18h.
CPI da Corsan
A próxima oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corsan será realizada na segunda-feira (31), às 14h. É aguardada a presença da LC Garcia, empresa terceirizada pela companhia.
Na oitiva anterior, em 21 de março, foi ouvida Marcia Regina Moro da Rocha, coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SM).
A CPI é formada por Tubias Callil (PL), presidente; Sérgio Cechin (PP), vice-presidente; e Helen Cabral (PT), relatora.

RSC-287
A comissão especial voltada à pauta da RSC-287 e a presidência do Legislativo estiveram reunidos, na última quarta-feira (26), com representantes do governo do Estado e da Assembleia Legislativa gaúcha. Em pauta, as tratativas referentes à existência de três praças de pedágio próximas a Santa Maria.
Neste item específico, as conversações se deram com representações da Rota Santa Maria e da Agência de Regulação do Rio Grande do Sul (Agergs). A comitiva santa-mariense, em busca de respostas às questões da trafegabilidade e da mobilidade junto à rodovia, contou ainda com a adesão do prefeito Rodrigo Decimo (PSDB).
A reclamação dos parlamentares que integram a comissão especial é quanto ao caráter meramente arrecadatório das praças de pedágio. Durante a reunião, os vereadores ainda solicitaram por prazos e respostas efetivas quanto à reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, situada no distrito de Palma, zona rural de Santa Maria.
Outros dois pleitos colocados foram quanto à antecipação da futura obra de duplicação da Faixa Nova de Camobi, na RSC-287, e, ainda, a isenção de pagamento de pedágio aos moradores das localidades de Arroio do Só e Palma.
A ida a Porto Alegre teve a adesão dos vereadores que integram o colegiado: Marcelo Bisogno (UB), presidente; Guilherme Badke (Republicanos), vice-presidente; e Sidinei Cardoso (PT), relator. O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), e os vereadores Helen Cabral (PT) e Rudinei Rodrigues (MDB) também acompanharam o pleito.
Pozzobom torna Pozzobom ‘emérito’. Que maravilha! Familia Possochato orgulhosa! Kuakuakuakuakuakua!
Resumo da opera. Pacta sunt servanda.
‘[…] à antecipação da futura obra de duplicação da Faixa Nova de Camobi, na RSC-287, […]’. Pelo que sei não faz parte da concessão. Ficou para as calendas.
Assunto da RS-287 é tosa de porco para politicos(as) aparecerem. Existe um contrato em vigor, qualquer isenção vai ter que ser complementada pelo Tesouro do RS. Quem não utiliza a rodovia vai subsidiar quem usa? Tipico truque, se isentam alguém acham que ‘ninguem paga’, sai do ‘bolso da concessionaria’.