CulturaDestaque

CULTURA. Biblioteca Henrique Bastide é entrega Biblioteca mais moderna e com acessibilidade

Prédio passou por reforma estrutural interna e externa

Cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), com a presença de convidados, leitores e estudantes. Foto Prefeitura de Santa Maria

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria

O incentivo à leitura está mais atrativo e com um significado especial na Biblioteca Henrique Bastide. Após passar por reforma estrutural interna e externa, com novas cores, funcionalidades e acessibilidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, fez a entrega oficial do prédio revitalizado na tarde desta sexta-feira (28). A cerimônia contou com a presença de convidados, leitores e estudantes.

O ato teve início com a leitura do conto “As Bibliotecas”, do escritor português Valter Hugo Mãe, interpretada pelo ator Ricardo Paim, no alto da escadaria da biblioteca. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias participaram da solenidade, conheceram o espaço e aproveitaram os momentos de leitura com o novo acervo literário.

“A revitalização que entregamos hoje vai muito além das melhorias físicas. Mas o mais importante é que agora temos um novo espaço infantil e uma bebeteca, que permitirão que nossas crianças tenham contato com os livros desde a primeira infância. Isso é investir no futuro, é plantar as sementes do conhecimento para que nossa cidade colha cidadãos mais críticos, criativos e bem preparados. Sabemos que a educação é o caminho mais sólido para o desenvolvimento de uma sociedade. E uma biblioteca como esta é uma extensão das nossas escolas, um lugar onde o saber se multiplica, onde diferentes gerações podem se encontrar, aprender e trocar experiências. Queremos que cada estudante, cada professor, cada família de Santa Maria veja este espaço como um ponto de apoio, como uma porta sempre aberta para novas oportunidades”, comemorou o prefeito Rodrigo Decimo.

A vice-prefeita, Lúcia Madruga, também comemorou a revitalização do espaço, agradeceu pelo cuidado e atenção em preservar o prédio histórico que guarda exemplares que trazem história e muitas informações que agregam ao saber intelectual.

“A cultura de Santa Maria tem uma caminhada muito expressiva. Enalteço, aqui, a trajetória e o trabalho da secretária Rose. É perceptível o cuidado e o carinho que ela e todos servidores da pasta têm em preservar a história e a cultura do Município. Assim, ressignificamos o compromisso de Santa Maria seguir conhecida como a Cidade Cultura. Que sejamos cada vez mais fortes e destacados neste cenário. Parabéns Rose e equipe”, fez referência a vice-prefeita, Lúcia Madruga.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, acompanhou toda a reforma e estava radiante em poder entregar o espaço de sonhos e de histórias.

“Com a reforma concluída, a biblioteca se tornará um espaço ainda mais atraente e acessível para a comunidade. Considero este espaço um dos equipamentos mais importantes, se não o mais importante. Porque é a partir daqui que todos os outros passam a fazer sentido, como a valorização da Gare, da memória ferroviária, dos caixeiros viajantes, do Theatro Treze de Maio, do Museu de Arte, entre tantos outros locais da cidade. Tudo passa pela leitura. Ela traz conhecimento, reforça o pertencimento, conta histórias, valoriza tempos e pessoas. Assim como o título do livro ‘A biblioteca é uma casa que cabe toda a gente’, da escritora Mafalda Milhões, entendemos que esse é um espaço para a formação de leitores, vivo, alegre, convidativo e divertido”, disse a secretária Rose.

Ao final da cerimônia, a presidente da Academia Santa-mariense de Letras, Onilse Noal Pozzobon, entregou para a bibliotecária Karen Bolzan Paz, um kit de livros, destinados ao acervo do local. O prefeito e a vice-prefeita também receberam exemplares de várias obras. Participaram do ato: secretários municipais; o vereador e presidente da Câmara, Admar Pozzobom e representantes do Legislativo; o patrono da 53ª Feira do Livro, Athos Miralha da Cunha, e o professor homenageado, Juan Amoretti; o presidente da Associação de Amigos da Biblioteca, Daniel Paim, e demais autoridades locais.

Melhorias

Foram investidos mais de R$ 500 mil na obra. Os serviços foram executados pela construtora INFA Incorporadora Farroupilha, de Triunfo (RS), empresa vencedora da licitação. A obra completa teve duração de um ano, começou em fevereiro de 2024 e foi concluída em fevereiro deste ano. Neste período, o espaço ficou fechado para a visitação de abril a novembro do ano passado, e foi reaberta à população na segunda quinzena de novembro de 2024.

A secretária Rose lembra que a reforma da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide foi um desafio em muitos aspectos. Primeiramente, a instalação de um elevador para garantir acessibilidade foi um processo complexo. Isso exigiu que as obras de arte das paredes fossem cuidadosamente retiradas, reposicionadas e pintadas conforme as orientações do artista Juan Amoretti. Foi um momento delicado, pois foi preciso preservar essas peças com todo o cuidado.

Foi substituída a claraboia central (abertura no telhado ou no teto, coberta por material transparente ou translúcido, geralmente vidro ou acrílico), por novas básculas com vidros e trocada toda a cobertura, incluindo a estrutura e as telhas. Houve também a reforma dos banheiros e da copa, substituindo revestimentos, louças, acessórios e aparelhos sanitários. Essas mudanças foram fundamentais para garantir um ambiente mais confortável e funcional. A secretária destaca ainda que que outro desafio significativo foi a realocação do acervo, que é composto por mais de 40 mil livros.

“Foi necessário embalar cada um deles cuidadosamente para proteger do pó e da poeira gerados durante as obras. Isso exigiu um planejamento rigoroso e uma execução precisa para garantir que os livros fossem preservados e pudessem ser devolvidos ao seu local de origem sem danos. Após a conclusão das reformas, os livros foram desembalados e reorganizados, o que foi um processo trabalhoso, mas necessário para manter a integridade do acervo. Também enfrentou-se o desafio de substituir os reservatórios de água e trocar o piso do pavimento térreo, o que exigiu um planejamento cuidadoso para minimizar os impactos na estrutura do prédio”, lembra Rose.

A biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, criada em 1938, atende leitores de todas as faixas etárias e disponibiliza de acervo com vários gêneros de títulos, de infantil até adulto. Tem à disposição periódicos como Diário de Santa Maria, A Razão e A Cidade, e revistas, oferecendo uma leitura formativa e de lazer para quem preferir um roteiro informativo.

Inicialmente, a sede da biblioteca foi na Rua do Acampamento, no prédio que pertencia à Sociedade Italiana. Depois, passou a funcionar no prédio do Theatro Treze de Maio, sendo, em 1992, transferida para a atual edificação na Avenida Presidente Vargas.

Ela passou a se chamar Henrique Bastide pela Lei Municipal 511, de 24 de setembro de 1956, no governo do prefeito Antônio Xavier da Rocha, em homenagem a seu idealizador e primeiro diretor, que liderou uma turma de amigos para arrecadar livros e fundar a Biblioteca. Escritos contam que, em apenas uma semana, arrecadaram 500 exemplares.
                      
O principal objetivo, desde sua criação, é incentivar a leitura e oportunizar o crescimento cultural. Para isso, oferece além da pesquisa local, a possibilidade de ser um associado, podendo retirar o livro e levá-lo para casa. A biblioteca conta com a associação de amigos que tem como objetivo tentar, de forma diferente, ampliar o número de exemplares indispensáveis para as leituras que se fazem necessárias no cotidiano.

A biblioteca está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. Qualquer pessoa pode ser associada. A vantagem de quem tem a Carteira de Sócio é a possibilidade de retirar até dois livros por vez, conforme a disponibilidade, com prazo de sete dias para ler, podendo renovar o período pelo telefone (55) 3174-1560. 

Histórico da obra

2024
Com investimento de quase R$ 520 mil, Prefeitura dá início a reforma da Biblioteca Pública Municipal – 9 de fevereiro

Prefeitura conclui primeiras etapas da reforma da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide – 28 de março

Reforma da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide chega a cerca de 70% de conclusão do serviço – 4 de junho

Reforma da Biblioteca Municipal Henrique Bastide avança com a substituição da cobertura zenital e pintura – 3 de outubro

Prefeitura chega à reta final da reforma da Biblioteca Municipal Henrique Bastide, com pintura e acabamentos – 17 de outubro

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo