DestaquePolítica

POLÍTICA. Após as eleições de 2024, TRE faz mutirão com objetivo de entender altas taxas de abstenção

Especialistas do direito, economia, jornalismo e política discutirão a pauta

Evento será realizado no plenário do TRE-RS, em Porto Alegre, nos dias 12, 13 e 14 de março (Foto TRE-RS/Divulgação)

Reproduzido do jornal Correio do Povo / Texto assinado por Rodrigo Stolzmann

As eleições municipais de 2024 trouxeram consigo um marco atípico: a alta taxa de abstenção. Em Porto Alegre, tanto no primeiro quanto no segundo turno, mais de 30% dos cidadãos optaram por não ir às urnas, segundo dados da Justiça Eleitoral. Trata-se de um percentual maior do que o observado, por exemplo, na corrida eleitoral de 2020, realizada em meio à pandemia de Covid-19.

Na primeira etapa, o levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) aponta para 31,51 % de ausências – o equivalente a 345.544 pessoas. Com o afunilamento da disputa, o número veio a crescer. Dessa vez, 34,83 % (ou 381.965) do eleitorado se absteve.

A partir desses dados, o TRE realiza encontro com especialistas, como profissionais e acadêmicos das áreas do direito, economia, jornalismo e política, para compreender a ausência dos eleitores e discutir táticas para o enfrentamento da problemática.

O encontro ocorrerá entre os dias 12 e 14 de março no próprio plenário do TRE, na rua Duque de Caxias, 350. O evento terá transmissão pelo YouTube. As inscrições estão disponíveis aqui.

Participarão do evento o presidente do Tribunal de Justiça, Alberto Delgado Neto, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Dentre as principais atrações, destacam-se palestras e discussões englobando profissionais de diferentes setores.

Especialistas eleitorais e jornalistas são o foco do primeiro dia. Às 16h, Taline Oppitz (Correio do Povo), Guilherme Macalossi (Band) e Rosane de Oliveira (ZH) abordarão o assunto a partir da perspectiva dos comunicadores.

No dia 13, é a vez dos professores universitários e advogados entrarem em cena. Docentes da UFRGS, USP e UFPE e juristas da OAB e Ministério Público devem entrar na conversa.

Alguns eleitores e partidos políticos foram convidados para dividir a sua versão sobre o tema no último dia do evento. Representantes do PT, PSDB, UNIÃO, PCdoB, PDT e MDB são presença confirmada.

PARA LER NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo