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REGIÃO. Deputado Estadual Valdeci Oliveira cobra roteiro da construção da ponte no Arroio Grande

Crítica à empresa responsável foi feita na Comissão de Assuntos Municipais

A manifestação do parlamentar santa-mariense na Assembleia Legislativa aconteceu nesta terça-feira (Foto Celso Bender/AL RS)

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

O deputado Valdeci Oliveira voltou a pautar na Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa o tema da RSC-287, mais precisamente a sua concessão à iniciativa privada por 30 anos e as obras da sua duplicação – 204 km entre Tabaí e Santa Maria. A manifestação ocorreu na reunião do colegiado desta terça-feira, 18. “São cinco praças de pedágios instaladas e cobrando tarifa dos usuários, mas com obras andando a passo de tartaruga.

O risco diário é de muitos acidentes, pois com todo o estrago que aconteceu na enchente do ano passado, ela continua absolutamente precária, não houve priorização da empresa Sacyr em atender aquelas regiões. Os acidentes continuam acontecendo e nos mostram o risco e o perigo que enfrentamos”, destacou Valdeci.

Na sequência, o parlamentar ilustrou sua crítica à falta de comprometimento do grupo espanhol para com os usuários da rodovia com um exemplo concreto: a ponte sobre o Arroio Grande, no Distrito de Palma, na saída de Santa Maria em direção à Restinga Seca. Com a enxurrada de maio do ano passado, que colocou abaixo a estrutura, o Exército Brasileiro instalou duas pontes provisórias – para ida e volta – no local como forma de garantir a trafegabilidade e a mobilidade de diversas comunidades próximas.

Mas passado quase um ano do episódio climático, a concessionária, que continua arrecadando dos motoristas a cobrança pelo uso da estrada, não apresentou sequer um cronograma definitivo e atualizado para a construção de uma ponte definitiva. A última previsão divulgada dava conta de que a obra teria início no final de 2024, o que não ocorreu.

“A tranqueira é enorme, pois o trânsito é mais lento e na sequência tem um “pare e siga”, fazendo com que as pessoas fiquem até 45 minutos paradas. Fora isso, durante as 24 horas do dia quem faz a segurança do local são militares. Ou seja, apesar de ser uma rodovia concedida, que gera muito lucro a uma empresa particular, é o Estado brasileiro que está arcando com os custos das pontes provisórias e também da sua segurança e manutenção. E logo adiante tem uma praça de pedágio cobrando tarifa. Assim é muito fácil”, avaliou Valdeci.

Para o membro da Comissão, o fato de a empresa não fazer nenhum movimento para cumprir com aquilo pela qual é paga mostra “o total descompromisso dela para com o estado e a população gaúcha. Falta sensibilidade e diálogo da empresa para com a população” disse Valdeci, que, via CAM, vai cobrar informações sobre a construção da ponte junto ao governo do Estado e a concessionária.

Pedágio na Palma – Na mesma reunião, Valdeci informou aos demais membros da CAM que os moradores do Distrito da Palma, localizado na entrada de Santa Maria, obtiveram uma vitória na Justiça com a decisão, em liminar, sobre o cancelamento da cobrança de pedágio aos moradores que comprovarem a necessidade de deslocamento diário para estudar ou trabalhar. “Isso abre um importante precedente para que outras comunidades que estejam na mesma situação busquem esse direito”, avaliou.

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