DestaquePolítica

BASTIDORES. A reação da Secretaria Legislativa à festa de aniversário e as novas convocações de CPI

Diretora-presidente da Corsan e ex-procuradora do município são chamadas

Festinha no gabinete da edil, durante sessão, na terça, gerou resposta institucional indireta Legislativo (Fotos Reprodução Instagram)

Por Maiquel Rosauro

A Secretaria Legislativa da Câmara Municipal de Santa Maria divulgou um ofício, nesta quinta-feira (3), reforçando regras regimentais sobre presença e conduta dos parlamentares. O documento relembra que ausências não justificadas podem resultar em desconto no subsídio, e que a participação efetiva nas sessões, inclusive com registro de voto, é obrigatória.

A nota é, na verdade, uma resposta institucional indireta à festinha de aniversário promovida pela vereadora Marina Callegaro (PT), em seu gabinete, para a sua filha, que completava três aninhos. O problema é que a celebração ocorreu durante a sessão plenária de terça-feira (1º), fazendo com que Marina se retirasse do plenário. Ao mesmo tempo, ela postou em suas redes sociais imagens da comemoração.

Sem citar diretamente o episódio, o ofício ressalta que os vereadores devem permanecer no plenário durante a Ordem do Dia, e que só podem se ausentar mediante justificativa pública aprovada pelo plenário. O texto também destaca que o ato de votar é “personalíssimo” e não pode ser delegado.

Nos bastidores, o caso da festa gerou críticas de colegas, que consideraram a atitude de Marina como “sem noção”.

CPI da Corsan

A quinta-feira (3) foi um dia decisivo para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara Municipal de Santa Maria, que investiga problemas no abastecimento de água e esgotamento sanitário. Durante a tarde foram protocolados cinco ofícios com convocação para oitivas. Entre os convocados, dois nomes se destacam: Samanta Popow Takimi, diretora-presidente da Corsan; e Rossana Schuch Boeira, ex-procuradora geral do município.

O colegiado – formado por Tubias Callil (PL), presidente; Sergio Cechin (PP), vice-presidente; e Helen Cabral (PT), relatora – iniciou as oitivas no dia 18 de março, recebendo representantes da comunidade. Na segunda-feira (31), foi ouvido o diretor da empresa LM Construções, Carlos Leonis Garcia. Já nesta sexta (4), às 9h, é aguardado um representante da Urbana Engenharia.

Confira os novos convocados e as datas sugeridas para as oitivas:

Diretor da Enorsul – Serviços em Saneamento (o ofício não informa o nome do representante da empresa), oitiva em 7 de abril, às 14h

Yuri Loureiro Vendruscolo, ex-assessor de governo na Prefeitura, oitiva em 7 de abril, às 14h

Rossana Schuch Boeira, ex-procuradora geral do Município, oitiva em 9 de abril, às 14h

Samanta Popow Takimi, diretora-presidente da Corsan, oitiva em 11 de abril, às 9h

Alexandre Barradas, diretora regional da Corsan, oitiva em 14 de abril, às 14h

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo