DestaquePolítica

BASTIDORES. Os primeiros gabinetes com seis CCs, comida vegana em eventos e o retorno do Carnaval

Helen Cabral resgata projeto que prevê refeições veganas em eventos públicos

Ao menos quatro parlamentares de Santa Maria já contam com seis Cargos de Confiança em seus gabinetes (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Alguns gabinetes parlamentares da Câmara Municipal de Santa Maria já possuem um sexto cargo em comissão (CC). Os primeiros vereadores a realizarem essas nomeações são Valdir Oliveira (PT), Marina Callegaro (PT), Guilherme Badke (Republicanos) e Rudinei Rodrigues (MDB). A tendência é de que mais nomeações ocorram ainda esta semana.

A contratação de um sexto CC para os gabinetes dos parlamentares está garantida pela Lei Municipal 6984/2025, promulgada pelo presidente da Câmara, Admar Pozzobom (PSDB), em 7 de abril. A legislação foi aprovada pelos parlamentares, em 21 de março, com 14 votos favoráveis e seis contrários. Até então, os vereadores de Santa Maria tinham direito a cinco CCs em seus gabinetes na Câmara.

Comida vegana

A vereadora Helen Cabral (PT) protocolou o Projeto de Lei 9942/2025, que prevê a oferta de opções de alimentação vegana em todos os eventos gastronômicos (feiras, festas ou festivais) que sejam promovidos pelo poder público municipal, patrocinados ou recebam recursos públicos municipais.

Um dos objetivos da proposta é refletir sobre questões éticas relacionadas ao tratamento dos animais, alertando sobre a necessidade de evitar a exploração e o tratamento cruel.

A iniciativa não é inédita. Helen apresentou a mesma proposta ano passado – na forma do Projeto de Lei 9724/2014. Todavia, a matéria acabou sendo arquivada.

Carnaval

O vereador Sérgio Cechin (PP) segue empenhado em resgatar o carnaval de rua santa-mariense. Além de criar uma frente parlamentar para discutir o tema, o progressista recebeu, nesta terça-feira (22), em seu gabinete, o ex-presidente da Aliança do Samba, Leonardo Ribeiro, para tratar do evento. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Paço Municipal em contenção de despesas. Carnaval só que seja do bolso do Cechin. Ou talvez a classe média alta patotesca da urb contribua. Se ‘apoiam’ tanto que metam a mão no bolso.

  2. Helen Cabral na idade que está não muda mais, principalmente no quesito capacidade cognitiva. Existe alguma norma que impeça a oferta de opção vegana? Se não conseguirem oferecer o quê acontece? Não sai o evento? E se o pessoal responsável não aparecer no dia, o que acontece? Proposta eleitoreira, o resto é mimimi.

  3. Obvio que os petistas seriam dos primeiros a ocupar os cabides. Elefante Branco, que até tentaram transferir para o executivo, ‘vai ter que ser o novo Cabideiro da Vale Machado porque no predio antigo não cabem todos os assessores, é indigno dos “representantes de SM” e “não permite o bom atendimento da população”‘.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo