
Por Luisa Neves (com foto de Samuel Marques) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, através do Setor de Imunizações, imunizou 2.930 pessoas contra a gripe neste sábado (5). Essa foi a primeira ação contra a Influenza, a qual seguirá nas demais unidades de saúde a partir desta segunda-feira (7).
Por determinação do Ministério da Saúde, neste ano, não há diferença entre grupos prioritários. Todas as pessoas que se enquadram nos grupos abaixo serão atendidas de forma concomitante. Os demais que não se enquadram serão vacinados em um período ainda sem data definida, que depende de orientação do Ministério da Saúde.
As doses ficam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) que contam com salas de vacina conforme os dias e horários de funcionamento de cada uma. Também haverá vacinação em turnos estendidos.
A superintendente da Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, considera um número bom de pessoas já vacinadas, visto que o objetivo da ação deste sábado era antecipar a campanha para evitar filas extensas na primeira semana de vacinação:
“Concluímos hoje a primeira ação de vacinação contra a Influenza. Abrimos em seis locais, sendo que a Policlínica José Erasmo Crossetti e a Associação Comunitária Tancredo Neves foram as mais procuradas pela população, com mais de 700 e 600 doses respectivamente. Nossa expectativa é que, durante a semana, continuemos com uma boa procura para que o máximo de pessoas sejam imunizadas no Município”.
A aposentada Rosana de Franceschi Brum, 72 anos, foi uma das primeiras a chegar na Policlínica Erasmo Crossetti para receber a vacinação:
“Faço questão de vir no primeiro dia. Quanto mais cedo eu me proteger, menos riscos haverá de adoecer quando baixarem as temperaturas”.
Já na ESF Kennedy, a pequena Olívia, 1 ano e 10 meses, mostrava feliz o comprovante de vacinação. Para a mãe, a assistente administrativa Damares Ferreira, trazer a família para a ação é uma questão de responsabilidade:
“Fiquei bem feliz com a possibilidade de tomar a vacina antes de a campanha iniciar para todos. E, sendo sábado, é mais tranquilo para mim”, afirma ela, que também trouxe a irmã Ketlyn Ferreira, 23 anos.
RESTRIÇÕES
Pessoas que testaram positivo para Covid-19 devem aguardar 30 dias após a testagem para fazer a vacina contra a gripe (Influenza). Pessoas que têm alergia a ovo e tiveram reações alérgicas em vacinações anteriores devem fazer uma avaliação médica antes de receber a dose.
QUEM PODE TOMAR A VACINA CONTRA A INFLUENZA
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes (qualquer idade gestacional)
– Puérperas (até 45 dias após o parto)
– Pessoas de 60 anos ou mais
– Povos indígenas
– Trabalhadores da educação
– Trabalhadores da saúde
– Sistema prisional: população privada de liberdade e funcionários
– Portadores de doenças crônicas
– Forças de segurança e salvamento
– Forças Armadas
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores portuários
– Quilombolas
– Pessoas em situação de rua
– Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Trabalhadores dos Correios
O QUE LEVAR PARA VACINAR
Documento com foto,
CPF
Cartão de vacina
Cartão SUS (se tiver)
Comprovantes dos seus grupos.
Exemplo: trabalhadores da saúde, educação, devem comprovar vínculo. Pacientes com doenças crônicas devem levar receita médica, exames, laudo ou outro comprovante de tratamento
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.