CulturaDestaque

CULTURA. Rede Formativa do Coletivo Peirô inicia oficinas e mostras interativas agora no mês de abril

Primeira ação será na Escola Municipal Intendente Manoel Ribas. Saiba mais!

Atividades objetos da formação conduzidas pelo “Coletivo Peirot” estão no universo do Teatro de Formas Animadas

Da Maria Cult Assessoria / Com foto de Gabrielle Luíza

A partir de abril, Santa Maria recebe uma série de atividades voltadas à formação e experimentação no universo do Teatro de Formas Animadas! O projeto Rede Formativa Peirô, conduzido pelo Coletivo Peirô, promove oficinas e mostras interativas gratuitas, criando novas possibilidades para as práticas escolares a partir de ações viáveis. Contemplado pelo Edital nº 002/2024 – Artes e Economia Criativa da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Santa Maria, o projeto busca fortalecer e difundir essa linguagem teatral na região.

A primeira iniciativa será a Oficina de Teatro de Papel, voltada para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais. A formação itinerante percorrerá escolas públicas da cidade, capacitando os participantes na construção e animação de bonecos de papel, utilizando diferentes técnicas que podem ser incorporadas no ambiente escolar de forma criativa e acessível. 

Além das oficinas, o projeto também trará a Mostra Interativa de Materiais, uma exposição que reúne criações desenvolvidas pelo Coletivo Peirô em suas pesquisas sobre o Teatro de Formas Animadas. O público poderá interagir diretamente com os materiais, incluindo bonecos, objetos cênicos e registros audiovisuais dos processos criativos. A mostra busca ampliar a conexão sensorial com essa forma de expressão artística e pedagógica.

As atividades serão ministradas pelos artistas-professores-pesquisadores Ana Emília da Rosa e Anderson Martins e acontecerão ao longo do semestre. A Rede Formativa Peirô integra as iniciativas do coletivo para fortalecer e difundir o Teatro de Formas Animadas em Santa Maria, valorizando a formação, a troca de saberes e a experimentação artística.

A primeira instituição a receber as atividades será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas, no próximo sábado (5/4). Durante a realização do projeto, serão promovidas 15 atividades, entre oficinas, mostra e roda de conversa, além da criação de um site para o compartilhamento e a divulgação de diversos materiais sobre a temática do Teatro de Formas Animadas.

Sobre o Coletivo

O Coletivo Peirô é formado por artistas-professores-pesquisadores, emergindo em 2023 a partir de vivências, diálogos e trocas entre estudantes da Licenciatura em Teatro/CAL/UFSM, agentes culturais, professores e pedagogos de Santa Maria/RS, acerca da utilização do Teatro de Formas Animadas em espaços escolares. Nessas vivências se percebeu as fragilidades formativas referentes a essa linguagem teatral, que apesar de não compor parte obrigatória do currículo, tradicionalmente se faz presente nos espaços educacionais.

Nesse sentido, o Coletivo Peirô vem se debruçando sobre a pesquisa de diferentes técnicas de Teatro de Formas Animadas, atuando em processos de pesquisa, formação e fruição voltados para essa linguagem. Para além da especificidade do Teatro de Formas Animadas, o foco das produções do grupo também abrange a acessibilidade e pluripercepção sensorial como elementos constituintes do fazer teatral.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo