DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. UFSM obtém a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) pela segunda vez consecutiva

15 cursos da Universidade alcançaram o conceito máximo no índice “CPC”

O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados na sexta-feira, 11 (Foto Divulgação)

Da Agência de Notícias da UFSM

Pela segunda vez consecutiva, a UFSM obteve o conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) – a nota máxima na avaliação realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Inep divulgou nesta sexta-feira (11) os resultados dos indicadores de qualidade da educação superior relativos ao ano de 2023, os quais são constituídos pelo IGC, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Com relação ainda ao IGC, a UFSM obteve uma melhora na avaliação do índice contínuo. O seu IGC continuo foi de 4,075 na edição de 2022 (divulgada no ano passado) e passou para 4,149. Entre as universidades gaúchas, esse índice é inferior apenas ao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); em nível nacional, a UFSM fica em 14º lugar.

Quanto aos outros três indicadores (CPC, conceito Enade e IDD), foram divulgadas as notas obtidas por 30 cursos da universidade, das áreas da saúde e rural, bem como das engenharias.

CPC – De acordo com o Inep, o CPC “combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo”.

No CPC 2023, foram 15 os cursos da UFSM que conquistaram o conceito 5: Engenharia Florestal (campus sede), Engenharia Florestal (Campus de Frederico Westphalen), Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Enfermagem (campus sede), Enfermagem (Campus de Palmeira das Missões), Odontologia, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo (campus sede), Arquitetura e Urbanismo (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia Elétrica (campus sede), Engenharia Elétrica (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia Química, Engenharia de Computação e Nutrição (Campus de Palmeira das Missões).

Outros 14 cursos da UFSM alcançaram o conceito 4 no CPC: Zootecnia (campus sede), Zootecnia (Campus de Palmeira das Missões), Agronomia (campus sede), Agronomia (Campus de Frederico Westphalen), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Engenharia Mecânica (campus sede), Engenharia Mecânica (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental e Sanitária (campus sede), Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus de Frederico Westphalen) e Tecnologia em Gestão Ambiental. O conceito 3 foi obtido pelo curso de Tecnologia em Agronegócio.

Enade – Segundo a definição do Inep, o Enade “avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial”.

Nessa última edição do Enade, oito cursos da UFSM conquistaram o conceito 5: Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo (campus sede) e Engenharia Elétrica (campus sede).

O conceito 4 foi alcançado por 16 cursos: Engenharia Elétrica (Campus de Cachoeira do Sul), Arquitetura e Urbanismo (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia Florestal (campus sede), Engenharia Florestal (Campus de Frederico Westphalen), Nutrição (Campus de Palmeira das Missões), Enfermagem (campus sede), Enfermagem (Campus de Palmeira das Missões), Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Mecânica (campus sede), Agronomia (campus sede), Medicina, Engenharia Química, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambiental e Sanitária (campus sede).

Outras quatro cursos obtiveram conceito 3: Engenharia Mecânica (Campus de Cachoeira do Sul), Agronomia (Campus de Frederico Westphalen), Tecnologia em Agronegócio e Zootecnia (campus sede). O conceito 2 foi atribuído aos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus de Frederico Westphalen) e Zootecnia (Campus de Palmeira das Missões).

IDD – O Inep define o IDD como um índice que “busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior”.

Nove cursos da UFSM alcançaram o conceito 5 no IDD: Engenharia Elétrica (campus sede), Engenharia Elétrica (Campus de Cachoeira do Sul), Arquitetura e Urbanismo (Campus de Cachoeira do Sul), Nutrição (Campus de Palmeira das Missões), Engenharia Civil, Enfermagem (campus sede), Engenharia Química, Engenharia de Computação e Engenharia Florestal (campus sede).

O conceito 4 foi conquistado por 10 cursos: Engenharia Florestal (Campus de Frederico Westphalen), Enfermagem (Campus de Palmeira das Missões), Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Mecânica (campus sede), Medicina Veterinária, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Farmácia e Arquitetura e Urbanismo (campus sede).

Oito cursos obtiveram o conceito 3: Engenharia Mecânica (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia Ambiental e Sanitária (campus sede), Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus de Frederico Westphalen), Agronomia (campus sede), Agronomia (Campus de Frederico Westphalen), Zootecnia (campus sede), Medicina e Engenharia de Controle e Automação.

O conceito 2 foi atribuído aos cursos de Zootecnia (Campus de Palmeira das Missões) e Engenharia de Produção, enquanto que o curso de Tecnologia em Agronegócio recebeu conceito 1.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo