
Por Pedro Pereira
A vitória do Santa Maria Soldiers sobre o Gravataí Spartans no sábado (6) teve como um dos destaques um rosto até então desconhecido da torcida mandante – pelo menos vestindo o verde-preto. No confronto válido pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, sediado no Estádio dos Eucaliptos, o running back ex-Porto Alegre Pumpkins Emmanuel Cony marcou, com dois touchdowns, 12 dos 53 pontos aplicados sobre os rivai,.
Conhecido no cenário por seu primeiro nome, Emmanuel é um dos reforços do “Exército” para a temporada de 2025, conforme anunciado nas redes sociais da agremiação na quarta-feira passada (2). Ele iniciou na modalidade em 2017, com o extinto Porto Alegre Gorillaz, que se uniu a outra equipe da capital em 2019 para retomar a marca do naquele momento desativado Pumpkins, segundo maior campeão do Estadual, atrás apenas do Soldiers.
O running back vestiu o tradicional laranja e preto até as enchentes de maio de 2024, quando decidiu se afastar da bola oval e tirar um tempo para tratar de questões pessoais. Neste ano, contudo, após o convite de outro reforço verde-preto ex-atleta dos porto-alegrenses, William Wanglon – que também deixou sua marca na endzone adversária no sábado -, ficou difícil não “despendurar” as chuteiras.

“O Wanglon me disse que o Soldiers estava em um momento de reformulação, que o pessoal precisava de gente comprometida e que quisesse fazer o cenário do esporte evoluir. Eu sabia que aqui a organização era muito boa e eu queria entender mais sobre isso, além de participar de um time vencedor. É algo que brilha os olhos, um pouco. Queria entender essa mentalidade que, por ventura, não acontecia em Porto Alegre. É uma oportunidade que eu recebi e decidi abraçar com o máximo que eu pudesse de entrega”, destacou o responsável por dois touchdowns em cima do Spartans.
Para muitos, os Soldados fazem com o Pumpkins o maior clássico do futebol americano do Rio Grande do Sul. Segundo o portal “Rankings do FABR”, é o confronto com mais partidas disputadas entre equipes dos pampas. O duelo já decidiu o título do Campeonato Gaúcho em três temporadas: 2012, com o resultado a favor dos representantes da capital; e 2022 e 2023, com os santa-marienses faturando a taça.
Para Emmanuel, entretanto, isso não chega a pesar neste momento em que veste a cor do Coração do Rio Grande. Na verdade, aparentemente, a disputa nunca teve esse tamanho todo para o running back: “é uma rivalidade bem antiga, que começou antes de eu chegar no Pumpkins. Quando jogava contra, eu não tinha esse sentimento. Era um adversário como qualquer outro para mim. Eu via mais uma rivalidade contra o (Canoas) Bulls. Mas o Soldiers era uma pedra no sapato que não nos permitia ser campeão no Estado”, afirmou o atleta. Em 2025, o “Exército” busca conquistar a nona taça do Estadual, sendo a sétima de forma consecutiva.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.