MEMÓRIA. Em celebração na catedral, católicos de SM lembram os ensinamentos do Papa Francisco
Missa da noite desta segunda foi presidida pelo arcebispo D. Leomar Brustolin

Por Silvana Silva (com foto de Divulgação) / Da Tempórea – Comunicação de Frente
Diante dos fiéis que lotaram a Catedral Metropolitana de Santa Maria na noite desta segunda-feira, o arcebispo de Santa Maria Dom Leomar Brustolin presidiu a celebração em memória do Papa Francisco.
Em sua homilia, Dom Leomar lembrou que o Papa Francisco foi o rosto da simplicidade.
“Ele dizia coisas simples que todos entendiam, como ‘Não dá para ir na missa com cara de Sexta-Feira Santa. Tem de ir na missa com cara de Páscoa. O Cristianismo não é um velório, é uma festa.”
Papa Francisco foi esse pastor, falou Dom Leomar, “que caminhou entre as ovelhas sem medo de ser criticado e fez da periferia o centro de seu Pontificado”. O arcebispo citou a primeira visita oficial de Francisco ao Exterior. Quando chegou ao Brasil, pediu “um carro popular porque não é a Limusine que faz o lider, mas o líder que faz o carro.”
O arcebispo recordou que a Igreja Católica e os fiéis devem ao Papa Francisco a exposição de uma de suas maiores dores:
“Tem de ter muita coragem para fazer certas mudanças. Nunca mais acontecerá os abusos de pedofilia porque ele colocou o dedo na maior ferida que nós (Igreja Católica) tínhamos.”
Dom Leomar finalizou sua homilia pedindo que o Sumo Pontífice descanse em paz.
– Papa Francisco agora repousa nos braços daquela que tantas ele invocou: Maria. Foi ele quem criou a festa da Mãe da igreja. Santa Maria deve a ele. O povo gaúcho deve a ele o título de Medianeira – Rainha do Povo Gaúcho, concedido por ocasião das enchentes no Rio Grande do Sul. Rezamos por ele, mas sobretudo com ele. Porque cremos que agora, nos céus, unidos pelos santos que ele mesmo canonizou, que ele reze por nós também. Que sua vida e ministério sejam memória viva de uma igreja que não se acomoda. De uma fé concreta e não abstrata, nem de direita, nem de esquerda, uma fé que acolhe a todos por um Papa que foi de todos. Descanse em paz, santo padre. Obrigado por ter nos ensinado.”
A missa em memória do Papa Francisco foi acompanhada por centenas de fiéis, transmitida ao vivo pelas Rádios Medianeira, Imembuí e CDN e pela TV Diário.
Ao final, o arcebispo convidou a comunidade para uma celebração na quarta-feira (23), na Basílica da Medianeira, às 10h A missa será especial com a presença de alunos – crianças e adolescentes – das 20 escolas católicas da cidade para agradecer ao Papa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.