Mercosul. Lançado Encontro de Cidades. Mas não se falou na vinda de ex-presidentes. Mmmmm…
Até semana passada, todos os informes acerca do 1º Encontro de Cidades Integradas do Mercosul, que acontece a partir do dia 25, em Santa Maria, indicavam a presença, na boca do monte, de três ex-Presidentes da República. No caso, um trio que assinou o Tratado de Assunção, no início dos anos 90, e que lançou o Mercado Comum do Sul.
Escrevia-se sobre a vinda de José Sarney (Brasil), Júlio Sanguinetti (Uruguai) e Raúl Alfonsin (Argentina). Eles, com certeza, seriam (serão?) as grandes estrelas do evento. Curiosamente, agora há pouco, no lançamento oficial do Encontro, não se falou deles. Significa isso alguma coisa? Nãããão sei.
Em todo caso, sobre o que aconteceu no lançamento, acompanhe o material enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da prefeitura. O texto e a foto são da jornalista Daiani Ferrari. A seguir:
Integração entre países do Mercosul será tema de encontro que foi lançado nesta terça-feira
O evento que promete buscar a integração entre povos do Mercosul foi apresentado na noite desta terça (13), o 1º Encontro de Cidades Integradas do Mercosul, que se realizará em Santa Maria entre os dias 25 e 30 de novembro. O Hotel Itaimbé foi o palco para esta apresentação que reuniu o Prefeito Valdeci Oliveira, o secretário executivo da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), José Carlos Rassier, a vereadora Magali Adriano, que é presidente do Comitê Latinoamericano de Parlamentos Municipais, além de secretários municipais e imprensa.
Neste evento vários serão os temas abordados nos painéis, como a validação dos diplomas universitários no Mercosul, o meio-ambiente, os conflitos nas fronteiras, segurança pública, entre outros. Ainda será confeccionada a Carta das Cidades, com propostas de políticas públicas para os municípios. Este documento será apresentado em 2008 à Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul.
A apresentação foi feita por Rassier, que destacou a total confiança em Santa Maria como sede deste grande encontro. O Prefeito Valdeci, um grande entusiasta e mobilizador do evento, salientou sua essência, de vencer amarras e superar desafios na busca da construção da voz e da vez das cidades, para que possam opinar sobre as principais políticas de integração do Mercosul.
Presenças já confirmadas – Muitas são as autoridades que já confirmaram presença nos dias do evento. Entre elas, a coordenação do encontro, que está a cargo da ABM e da Prefeitura de Santa Maria, já divulgou nomes como Emília Fernandes, Presidente do Forum de Mulheres do Mercosul, Fernando Schimdt, Chefe de Gabinete do Governador da Bahia, Vicente Trevas, do Programa Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Mosar Costa, Presidente do CILAM. A vereadora Magali Adriano ainda comentou que a Câmara já está recebendo a confirmação da presença de parlamentares de cidades da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Inscrições – As inscrições para participação no Cidades Integradas são gratuitas e podem ser realizadas no site da ABM (www.abm.org.br) ou no site da Prefeitura Municipal (www.santamaria.rs.gov.br), que tem um link para o portal da ABM.
SUGESTÃO DE LEITURA – clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.