Segurança se faz com parceria, tecnologia e presença – por Luís Henrique Kittel
“Videomonitoramento tem funcionado como ferramenta cada vez mais eficaz”

Quem anda pelas ruas de Agudo logo percebe: as câmeras de segurança já fazem parte da paisagem. Estão em esquinas, avenidas, entradas e saídas da cidade – sempre atentas, 24 horas por dia, ajudando a proteger quem vive aqui.
Esses equipamentos, que muitas vezes passam despercebidos na correria do dia a dia, fazem parte de um trabalho estratégico e coletivo para tornar Agudo um lugar mais seguro.
A segurança pública é um direito de todos e um dever compartilhado. Mais do que combater o crime, ela promove paz, confiança e qualidade de vida. E é com esse olhar que temos trabalhado, dia após dia, para tornar Agudo um lugar cada vez mais seguro.
Sabemos que ninguém faz isso sozinho. Por isso, valorizamos – e muito – a atuação incansável da Brigada Militar e da Polícia Civil, parceiras fundamentais nessa missão. Com diálogo, cooperação e respeito mútuo, fortalecemos a presença das forças de segurança em nosso município e investimos em ferramentas que facilitam seu trabalho.
Um dos grandes avanços em nossa cidade, assim como nas demais que adotam modelos semelhantes, foi a implantação do sistema de videomonitoramento, com câmeras espalhadas em pontos estratégicos. Esses equipamentos funcionam em tempo integral, colaborando com a prevenção, investigação e resolução de ocorrências. O videomonitoramento tem funcionado como uma ferramenta cada vez mais eficaz para auxiliar as forças policiais e trazer mais tranquilidade e sensação de segurança para a população.
Vale destacar: essa conquista só foi possível graças à união de esforços entre o poder público e o setor privado. Em especial, destacamos a colaboração de diversas empresas de Agudo, que têm contribuído com recursos essenciais para a segurança por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS (PISEG).
Esse apoio tem sido fundamental para a aquisição de novos equipamentos, o fortalecimento das forças de segurança e, inclusive, a renovação da frota com novas viaturas – investimentos que fazem toda a diferença na proteção da nossa comunidade.
Como resultado desse trabalho conjunto, Agudo ampliou de forma expressiva seu sistema de videomonitoramento: saltamos de 25 para 44 pontos monitorados e de 60 para 128 câmeras – incluindo tecnologia de ponta como leitura de placas e vigilância noturna. O tempo de armazenamento de imagens também quase triplicou, e criamos o Centro Integrado de Operações (CIOP), fortalecendo ainda mais a atuação da Brigada Militar e da Polícia Civil. Mais do que números, isso representa mais proteção à propriedade privada, agilidade nas investigações e tranquilidade para nossa população.
Nosso objetivo é seguir avançando. Afinal, esses investimentos em segurança pública representam um reforço importante para que nossas forças de segurança atuem com ainda mais rigor e eficiência, fortalecendo o trabalho realizado em nosso município.
Já estudamos a ampliação do sistema de videomonitoramento para áreas mais afastadas da zona rural e a integração com outras cidades da região, formando uma rede colaborativa de proteção.
Porque eu entendo que cuidar das pessoas e proteger vidas sempre deve ser prioridade. E segurança se faz com parceria, tecnologia, presença e o engajamento de todos.
(*) Luís Henrique Kittel, 39 anos, é jornalista formado pela então Unifra, atual UFN). É prefeito reeleito do município de Agudo (o único do PL na região), foi vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia e atualmente é vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Central (AM Centro). Ele escreve no site às quintas-feiras.
Agudo, exemplo para a galaxia! Kuakuakuakuakuakua!