Arquivo

Sim, e daí?! 14,6% dos eleitores inscritos em Santa Maria estão filiados em partido político

A Justiça Eleitoral divulgou segunda-feira, e os jornais da cidade reproduziram ontem, o número de eleitores santa-marienses inscritos em um partido político. São 15 agremiações (curiosamente, o PSol não está entre elas) as  que enviaram a relação e tiveram os números informados. No total, dos 184.227 eleitores cadastrados, nada menos que 27.008 têm ficha em partido. Isso significa exatamente 14,66%.

 

Qual o significado de tudo isso, perguntará o leitor? Afinal, até onde se sabe, não existem 27 mil militantes políticos na boca do monte. Se houvessem, todos os atos públicos realizados pelas agremiações estariam transbordando de gente. Mais que isso, na suposição (e é só o que é possível fazer) de que cada filiado militasse efetivamente por sua sigla, teríamos uma cidade altamente politizada. Até pode ser, mas não há – e desafio quem possa provar diferente – a mais remota chance de filiado ser igual a militante.

 

Assim, com as óbvias exceções, não devem chegar, se tanto, a 20% desses 27 mil (algo como 6 mil, quem sabe) os que efetivamente atuam, defendem e até fazem campanha para seus partidos. Gratuitamente, bem entendido. E onde fica o restante, afinal de contas? Em casa, por certo. Ou, no máááximo, vai a um ou outro evento organizado pela agremiação a que oficialmente pertence.

 

Não há garantia histórica, sequer, de que vota nos candidatos do partido pelo qual está inscrito. Exemplos existem vários. Mas fico com o apresentado ontem, no programa Sala de Debate, da Rádio antena 1 (do qual participo às terças, quartas e sextas). Um dos debatedores, Antonio Candido Ribeiro (Candinho), filiado e militante histórico do PMDB, dava conta da eleição de 1989.

 

Naquela ocasião, o peemedebismo contava, na boca do monte, com algo parecido com 7 mil filiados (hoje, são 6.063 – o que o torna o maior da cidade, à frente do PT, com 5.841). E o candidato do partido à Presidência da República, Ulysses Guimarães, fez uma votação irrisória, bem abaixo do número de supostamente aficcionados do partido.

 

O que explica, então, essa infinidade de portadores de fichas partidárias? A amizade, a cooptação momentânea (cresce o número de inscritos às vésperas de convenções), e ate motivações, digamos, menos nobres – se bem que, ufa, cada vez mais raras.

 

Mesmo assim, para finalizar, não custa enaltecer o fato de, pelo menos em Santa Maria, haver uma participação significativa. Não importanto, no caso, as razões que leva boa parte do eleitorado a se filiar. E a esquecer disso logo depois.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira a reportagem “PMDB ultrapassa o PT em filiados”, publicada pelo Diário de Santa Maria.

Leia também, clicando aqui  (e indo até a página 3) a notícia “Partidos crescem em Santa Marioa”, publicada pelo jornal A Razão, em texto assinado por Priscila Abrantes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo