CulturaDestaque

CULTURA. “Orquestra Jovem Recanto Maestro”, com 70 alunos reunidos, apresenta um concerto gratuito

Repertório do espetáculo, no dia 5 de julho, vai do clássico ao contemporâneo

Concerto será no Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade, no Recanto Maestro, no em 5 de julho, sábado, interpretando obras de Joseph Haydn, Antonio Vivaldi e Vagner Cunha. Regência será de Julian Ramos, Arianna Gutierrez e Cézar Guerra (Foto Gabriel Gonçalves/Divulgação)

Por Jéssica Barcellos / Da Assessoria de Imprensa da Orquestra

A Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) sobe ao palco do Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade no dia 5 de julho, sábado, às 19h30min, reunindo 70 alunos em um concerto gratuitoque marca o encerramento do primeiro semestre deste ano.

A apresentação no Recanto Maestro, entre Restinga Sêca e São João do Polêsine, terá regência de Arianna Gutierrez e Cézar Guerra, que atuam como professores do projeto de ensino musical, e também do maestro venezuelano Julian Ramos, que, há mais de cinco anos, agrega às aulas e aos ensaios toda a experiência adquirida junto à elogiada Fundación Musical Simón Bolívar, da qual é um dos iniciadores. A entrada é franca.

Dividido em cinco momentos, o concerto contará com a participação de diferentes formações da OJRM, começando pelo Grupo de Metais, passando pelo Quinteto de Madeiras e a Orquestra de Sopros até chegar à Orquestra de Sopros e Percussão e finalizar o espetáculo com a formação completa da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

O repertório apresentado vai do clássico ao contemporâneo, transitando por obras estudadas nos últimos meses pelos alunos. Entre os destaques estão peças como Divertimento, de Haydn; o Concerto em Ré Maior para Violino, de Vivaldi, que terá como solista a violinista Izabelly Brum LopesDança Húngara nº 5, de Brahms; e Ulivi di Lizori, peça escrita pelo compositor brasileiro Vagner Cunha.

“Assim encerra seu semestre a Orquestra Jovem Recanto Maestro: com brio. Será um concerto vibrante onde a juventude se encontra com a grandeza da música. Mais que um final, é um começo em som maior”, celebra o maestro Julian Ramos.

O concerto também faz parte das celebrações de 10 anos de atividades da Orquestra Jovem Recanto Maestro. O projeto artístico e social oferece a formação musical e humanista de jovens da região da Quarta Colônia de Imigração e tem aulas gratuitas em São João do Polêsine, Restinga Sêca, Agudo, Silveira Martins, Faxinal do Soturno e Santa Maria, assim como no Recanto Maestro. Atualmente, mais de 300 alunos participam da iniciativa, que também conta com turmas de musicalização e iniciação instrumental.

“É no grupo que se apresentará neste concerto que estão sendo formados os jovens que integrarão a Filarmônica Ontoarte Recanto Maestro – FORMA, nossa orquestra profissional. O público poderá ver de perto o resultado do que temos trabalhado em sala de aula, onde temos aplicado a qualidade do ensino da formação musical assim como a formação humanista, um dos nossos grandes diferenciais”, destaca Michael Fragomeni Penna, coordenador-executivo da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

A OJRM tem realização da Associação OntoArte e é promovida pela Fundação Antonio Meneghetti, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, da Antonio Meneghetti Faculdade e das prefeituras de todas as cidades atendidas.

Serviço

Concerto Orquestra Jovem Recanto Maestro

Com regência de Julian Ramos, Arianna Gutierrez e Cézar Guerra

Dia 5 de julho, sábado, às 19h30min

Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade (Estrada Recanto Maestro, 338, Restinga Sêca – São João do Polêsine/RS)

Entrada franca

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo