Por Pedro Moro / Da Agência de Notícias da UFSM
Na intenção de apresentar a Helios Voting, plataforma de votação on-line utilizada na eleição para a reitoria da UFSM, a Comissão Eleitoral da UFSM, junto com o Centro de Processamento de Dados (CPD), desenvolveu uma Eleição Teste, que ficará disponível à comunidade universitária até o dia 20 de junho.
A iniciativa, sugerida pelo CPD, está sendo realizada pela primeira vez na UFSM e busca orientar a população acadêmica sobre o uso do sistema, antes do processo eleitoral oficial, marcado para o dia 25 de junho, das 7h às 22h.
O teste simula, de maneira idêntica, o passo a passo que o eleitor precisará seguir no dia da eleição verdadeira. Conforme o presidente da Comissão Eleitoral, Juan Galvarino, a Eleição Teste apresentará opções com chapas fictícias e, além disso, servirá para verificar se a plataforma está adequadamente acessível aos eleitores. Vale ressaltar que, assim como na eleição oficial, estudantes, docentes e técnico-administrativos – ativos e aposentados – podem participar do teste.
Acesse a Eleição Teste clicando aqui.
Tutorial – A ferramenta Helios Voting foi escolhida em 2021 para ser usada na “realização de eleições uninominais ou plurinominais da instituição”, conforme consta em instrução normativa da UFSM publicada naquele ano.
Na intenção de orientar os eleitores, a Comissão Eleitoral disponibilizou um tutorial para utilizar o sistema de votação. Ressalta-se ainda que, segundo a comissão, no dia da eleição, o link oficial da urna digital será encaminhado pelo e-mail institucional e disponibilizado nas páginas principais do site da universidade.
Confira o passo a passo a seguir:
1º passo: início da votação
Abra o link da eleição e, na primeira tela, clique no botão “Iniciar”, localizado na parte inferior da tela, ao centro.

2º passo: selecione a opção com seus candidatos
Selecione, dentre as opções, aquela em que conste a chapa com os nomes do(a) candidato(a) a reitor(a) e candidato a vice-reitor de sua preferência. Após selecionar, clique no botão “Próximo Passo”, localizado no canto inferior direito da página.

3º passo: revise a sua cédula de votação
Verifique se a opção de voto está marcada corretamente na cédula. Após isso, clique no botão “Próximo Passo”, localizado no canto inferior esquerdo da tela.

4º passo: deposite sua cédula
Anote o código de rastreamento da sua cédula antes de depositá-la na urna. Após isso, clique no botão “Depositar Cédula na Urna”, localizado no canto inferior esquerdo da tela.

5º passo: faça login com a sua conta institucional
Fique atento: sua cédula só será depositada na urna após o login com a sua conta institucional. Para isso, clique no botão “Conecte-se com a Sua Conta Institucional”, localizado no canto inferior esquerdo da tela.

Para fazer o login, o eleitor precisará digitar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha normalmente utilizada na conta institucional – como no Portal Estudantil, Portal Docente ou Portal de Recursos Humanos (RH). Na sequência, confirme a ação clicando no botão “Conectar”, no canto inferior esquerdo da tela.

6º passo: confirme seus dados e deposite o seu voto
Por fim, confira se a conta conectada é sua e confirme o depósito do voto na urna pelo botão “Confirmar”, localizado no canto inferior esquerdo da tela. Vale ressaltar que, ao lado está o botão “Cancelar”, caso queira interromper o processo de votação.

Após confirmar o depósito na urna, o número de rastreamento da sua cédula aparecerá novamente. Acima dele, uma mensagem de confirmação com o texto “Parabéns, seu voto foi depositado com sucesso!”. Na sequência, o usuário poderá deixar a página tranquilamente, sem que isso comprometa a integridade do seu voto.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.