Por Assessoria de imprensa da Prefeitura de São Gabriel
Com a redução do nível do Rio Vacacaí e a liberação das vias e residências atingidas pelas águas, a Prefeitura de São Gabriel retomou, no sábado (21), uma nova etapa da limpeza urbana pós-enchente. A força-tarefa tem se deparado com um problema recorrente: o descarte irregular de lixo e entulhos, que se acumula especialmente em áreas próximas a sangas e córregos.

Na Rua José Narciso Antunes, local que vinha sendo impactado pelas cheias, a Secretaria de Serviços Urbanos já havia retirado cerca de 60 toneladas de lixo nos últimos 40 dias. Mesmo assim, novas cargas de resíduos e lodo continuam sendo recolhidas. Entre os materiais, estão restos de móveis, lixo doméstico e galhos oriundos de podas, que são levados pela água e acabam prejudicando a passagem de água.
Outro ponto crítico é o Prolongamento da Rua 1º de Janeiro, entre os bairros Pró-Morar e Menino Jesus (Cohab), onde moradores seguem despejando lixo e vegetação em uma área verde próxima a uma sanga. A Prefeitura já precisou remover uma carga de caçamba cheia de resíduos do local.
Segundo o prefeito Lucas Menezes, essas ações irregulares têm contribuído diretamente para o agravamento dos alagamentos, já que obstruem canais de escoamento da água. “Essa ação irregular acaba obstruindo esse canal e gerando todo um transtorno e alagamento, que poderia ser menor caso não tivesse esse acúmulo de material no local”, alertou.
O prefeito voltou a fazer um apelo à população para que respeite os horários e pontos corretos de coleta. “Fazemos mais um pedido para que a comunidade descarte lixo no lixo, que observe os horários de recolhimento e que, de maneira alguma, descarte em córregos e sangas, porque isso gera um transtorno para toda a nossa comunidade, especialmente para os moradores que vivem próximos a esses locais”, enfatizou Menezes.
A Prefeitura reforça que as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos continuam atuando em diversos bairros, e que denúncias de descarte irregular podem ser feitas diretamente ao setor de fiscalização.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.