
Por Guilherme Bicca (texto e foto) / Da Assessoria de Comunicação da Adesm
A Agência de desenvolvimento de Santa Maria realizou, na noite da segunda-feira (28) um workshop com vistas ao planejamento do projeto Titan, voltado à viabilização de um hub logístico na Região Central. O encontro foi realizado na Estação Sicredi.
Os responsáveis por conduzir a apresentação foram os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Alejandro Padilha e Fernando Pires Barbosa, responsáveis pelo estudo de viabilidade que já vem sendo desenvolvido desde o início de 2025.
Foram apresentados cases de sucesso no que diz respeito à logística em todo o mundo. Incluindo o município de Extrema, que possui características semelhantes à Santa Maria e teve um crescimento de mais de 240% em seu PIB.
Além disso, foi feita uma apresentação prévia do estudo de viabilidade realizado pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) com dados e potencialidades da Região Central, além de oportunidades não aproveitadas pelo RS, não havendo um hub logístico na região.
“O Hub Logístico pode promover mudanças sócio-econômicas significativas. Há vantagens vocacionais e institucionais que favorecem a implantação. Não é qualquer lugar, mesmo com infraestrutura, que poderia das certo, mas Santa Maria tem os potenciais que contribuem e, portanto, tem grandes condições para se tornar um ponto de referência no Rio Grande do Sul e no Brasil”, explicou o professor Alejandro Padilha, um dos responsáveis pelo estudo.
Mais de cinquenta pessoas, entre empresários, representantes de entidades do setor produtivo, professores e autoridades públicas participaram do encontro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.