
Texto e arte da Assessoria de Imprensa da UFN
A Vice-reitora da Universidade Franciscana (UFN), professora Solange Binotto Fagan, foi agraciada com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), na categoria Pesquisador Destaque, na área de Física e Astronomia. Solange é a 1ª mulher de Santa Maria reconhecida com o Prêmio nesta área e a 2ª mulher do estado que ganha a distinção de Física e Astronomia. Na UFN, a Vice-reitora também é a 1ª docente que recebe o Prêmio.
“É muito bom poder estar entre esse grupo seleto, que são pesquisadores que têm perfil de excelência. Isso é resultado tanto do meu perfil e da minha carreira que foi consolidada dentro da instituição, como da própria UFN, que aposta em pesquisadores. Isso realmente mostra o fortalecimento da pesquisa institucional, do movimento que a Universidade faz em prol disso. Acho que isso engrandece e destaca também a instituição em uma área que é extremamente complexa e que tem pouquíssimas mulheres”, destaca Solange.
Dentre os critérios levados em consideração na escolha dos premiados, estavam a contribuição expressiva para o desenvolvimento do Estado nos aspectos científico, tecnológico e/ou inovador; a formação de recursos humanos; e a produção científica de impacto nos últimos dez anos. A premiação será realizada no dia 21 de outubro, às 19h, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
“O Prêmio também vem muito em proximidade a todos esses projetos que tenho desenvolvido com a inserção de meninas, mulheres e novos talentos na ciência. Isso é importante. Um outro ponto é que (o reconhecimento) está alinhado ao que temos feito na área de inovação, porque a temática do Prêmio deste ano era sobre mudanças climáticas. Nesses projetos que coordeno como o Inova RS e o Startup Lab, por exemplo, atuamos com o tema das mudanças climáticas na Região Central do Rio Grande do Sul. Acredito que o Prêmio envolva não só a carreira com a Física, mas também com esses outros projetos sociais”, salienta Solange.
Outros oito pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul foram premiados pela carreira de destaque na pesquisa científica nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Matemática e Estatística e Química. A premiação também reconheceu categorias em nível de graduação, do ambiente empresarial e do setor público.
LEIA TAMBÉM
“Professores da UFSM, Fabio Mariano Bayer e Renato Zanella são agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025“, da Assessoria de Comunicação da Fapergs (AQUI)
Outros oito pesquisadores de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul foram premiados pela carreira de destaque na pesquisa científica nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Matemática e Estatística e Química. A premiação também reconheceu categorias em nível de graduação, do ambiente empresarial e do setor público.
Confira os premiados
- Ciências Agrárias – Wilson Francisco Britto Wasielesky Jr. (FURG)
- Ciências Biológicas – Eduardo Eizirik (PUCRS)
- Ciências da Computação e Informação – Cristiano Andre da Costa (UNISINOS)
- Engenharias – Tarcísio Abreu Saurim (UFRGS)
- Física e Astronomia – Solange Binotto Fagan (UFN)
- Ciências Humanas e Sociais – Raquel da Cunha Recuero (UFPel)
- Ciências da Saúde – Maria Inês Schmidt (UFRGS)
- Matemática e Estatística – Fábio Mariano Bayer (UFSM)
- Química – Renato Zanella (UFSM)
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.