CIDADE. Biblioteca Pública Municipal comemora 87 anos no mês de outubro com programação especial
Exposições, encenação de livro e teatro são algumas das atividades gratuitas

Por Diniana Rubin (Com foto de João Alves) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O mês de outubro marca as comemorações dos 87 anos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, divulga a programação especial com exposições, encenação de livro, teatro são algumas das atividades gratuitas para a comunidade. Confira, abaixo as datas.
SOBRE A BIBLIOTECA PÚBLICA
A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, criada em 1938, atende leitores de todas as faixas etárias e disponibiliza de acervo com vários gêneros de títulos, de infantil até adulto. Atualmente, tem à disposição o periódico Diário de Santa Maria.
Inicialmente, a sede da biblioteca foi na Rua do Acampamento, no prédio que pertencia à Sociedade Italiana. Depois, passou a funcionar no prédio do Theatro Treze de Maio, sendo, em 1992, transferida para a atual edificação na Avenida Presidente Vargas.
Ela passou a se chamar Henrique Bastide pela Lei Municipal 511, de 24 de setembro de 1956, no governo do prefeito Antônio Xavier da Rocha, em homenagem a seu idealizador e primeiro diretor, que liderou uma turma de amigos para arrecadar livros e fundar a Biblioteca. Escritos contam que, em apenas uma semana, arrecadaram 500 exemplares.
O principal objetivo, desde sua criação, é incentivar a leitura e oportunizar o crescimento cultural. Para isso, oferece além da pesquisa local, a possibilidade de ser um associado, podendo retirar o livro e levá-lo para casa. A biblioteca conta com a associação de amigos que tem como objetivo tentar, de forma diferente, ampliar o número de exemplares indispensáveis para as leituras que se fazem necessárias no cotidiano. O espaço de leitura infantil está sempre disponível para as crianças lerem livros, e também há o espaço da Bebeteca para os pequenos, inaugurado neste ano, junto com a entrega da reforma estrutural.
A biblioteca fica na Avenida Presidente Vargas, nº 1300, Bairro Nossa Senhora de Fátima, e está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. Qualquer pessoa pode ser associada. A vantagem de quem tem a Carteira de Sócio é a possibilidade de retirar até dois livros por vez, conforme a disponibilidade, com prazo de sete dias para ler, podendo renovar o período pelo telefone (55) 3174-1560.
PROGRAMAÇÃO MÊS DE OUTUBRO
De 6 a 31:
– Exposição sobre Fatos Marcantes na Biblioteca
– Exposição 50 Anos Xirú Lautério, o personagem mais bagual das HQs dos brasileiros – Byrata
– Enquete e exposição de trabalhos sobre o Xirú Lautério pelos alunos da Escola Perpétuo Socorro
Quinta-feira (9):
14h – Encenação do livro: “Titi, o pequeno quati, e a grande enchente”. Autor Jaimeson Machado Garcia, ilustradora Isabela Jean de Jesus – Premiado no XII Concurso ASL de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas, pelos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Pallotti – Colégio Antônio Alves Ramos
Sexta-feira (10):
9h – Teatro: Pata Fifi com a participação das Amigas Aventureiras do Mundo da Magia, com Irene Fernandes dos Santos, Leci Carvalho Staggemeier, Lourdes Morales Dallacosta, Jacira Pedroso, Nelci Procópio, Soninha De Grandi
A continuidade da programação segue até 31 de outubro, com datas a serem definidas e divulgadas ao longo do mês, como: Brechó do livro; Encontro com os Escoteiros do Grupo Henrique Dias – Fátima Dutra; Em debate: Inteligência Artificial (IA); Ronda escolar: Educar para Prevenir e Prevenir para Proteger – Tema: Mundo encantado dos Direitos – Histórias contadas com psicopedagogos que integram a Guarda Municipal, projeto dirigido as séries iniciais.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.