DestaquePolítica

PARTIDOS. Em um ano, PT perde 100 filiados, mas segue em 1º. No mesmo tempo, Republicanos filia 61

Missão, o recém-fundado partido do MBL, já possui 19 alistados no município

Por Maiquel Rosauro

A nova atualização de registros de filiados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reserva algumas surpresas em relação a Santa Maria. Legendas como PT, MDB, PSDB, PRD e União Brasil verificam uma debandada de suas trincheiras. Por outro lado, Republicanos, Novo e o recém-fundado Missão crescem na cidade.

Dados de janeiro de 2026 mostram que Santa Maria possui 25.500 filiados em 30 partidos políticos, 210 a menos do que em janeiro de 2025, quando a cidade registrava 25.710 filiações.

A maior queda é no PT, com 100 filiados a menos no período, seguido por PRD, -42; MDB, -39; PSDB, -37; e União Brasil, -27.

Os partidos que mais filiaram nos últimos 12 meses foram Republicanos, com 61 novos integrantes; Missão, 19 e Novo, 11.

Apesar de perder uma centena de filiados, o PT segue sendo a maior legenda de Santa Maria. O partido tem um total de 6.337 filiados, seguido pelo MDB, com 3.329.

PP x PDT

No ranking das maiores legendas do município, PP e PDT travam uma disputa acirrada. O PP, terceira maior sigla, tem 2.653 filiados, enquanto o PDT, na quarta posição, tem apenas um filiado a menos.

PSDB x PSD

A migração provocada pelo governador Eduardo Leite de tucanos para o PSD, por enquanto, ainda não é visualizada em Santa Maria. O PSDB local perdeu 37 filiados no período, um número expressivo, mas por outro lado o saldo do PSD também é negativo, com nove filiações a menos.

Missão e O Democrata

Na base da lista está O Democrata, antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB), que possui apenas um filiado na cidade. A troca da nomenclatura foi aprovada pelo TSE em dezembro do ano passado.

O Missão é o partido do Movimento Brasil Livre (MBL), cujo registro foi deferido pelo TSE em 4 de novembro do ano passado.

Abaixo, confira os dados sobre filiação partidária em Santa Maria:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo