CongressoTrabalho

APOSENTADOS. Aumento pode chegar a até 7%. Mais que isso é melhor não sonhar

Está lá, em REPORTAGEM publicada sábado, pelo jornal O Estado de São Paulo. Gilberto Carvalho, Chefe de Gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, declara: “o governo não vai levar o País à catástrofe e a uma crise econômica por demagogia”. Para Carvalho, o governo já fez o que pode pelos aposentados e “não haverá recuo”. E afirma que qualquer reajuste maior do que 7% é “irresponsabilidade”.

Bueno. Pelas palavras de Carvalho é possível acreditar que, em havendo reajuste superior a 7% (e não estou aqui afirmando se é muito ou pouco – quem sabe disso são os aposentados), haverá veto presidencial. Mas o fato é que a decisão, neste momento, está com a Câmara dos Deputados – onde está a MP que fixa em 6,14% o reajuste.

Vaccarezza: governo poderia chegar aos 7%. Mas oposição quer mais

Os partidos não chegaram a um acordo, embora no Senado se tenha alcançado um índice de 7,7%, rejeitado pelos governistas.

Pooois é. Para saber mais sobre a questão dos aposentados, e também outros temas relevantes na pauta dos deputados federais, inclusive a MP que reajustou o Salário Mínimo, acompanhe reportagem produzida pela Agência Câmara de Notícias. O texto é de Eduardo Piovesan, com foto de Janine Moraes. A seguir:

Reajustes de aposentadorias e do mínimo são destaques do Plenário

Os reajustes do salário mínimo (MP 474/09) e de aposentadorias da Previdência Social (MP 475/09) são os destaques do Plenário, que votará somente medidas provisórias até o destrancamento da pauta, conforme decisão do presidente Michel Temer. Todas as sete MPs que trancam os trabalhos perdem a validade em junho.

A mais polêmica delas é a MP 475/09, mas dificilmente deverá ser votada na semana do feriado de Tiradentes, devido à possibilidade de baixo quórum. Editada pelo governo em dezembro depois de negociações com representantes dos aposentados, ela fixa um reajuste de 6,14% para os benefícios da Previdência Social acima de um salário mínimo. Esse percentual corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais aumento real de metade da variação do PIB  de 2008 para 2009.

Porém, novas negociações estão em andamento em torno desse percentual. O líder do governo e relator da MP, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), já admite conceder um reajuste de 7%. Entretanto…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Câmara de Notícias.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo