TELEVISÃO. São 13 candidatos ao lugar de Lula. E 7 têm lugar cativo em debates
Você, caro leitor, já ouviu falar no político Oscar Silva? Nem eu. Pois é, mas o cara é candidato a Presidente da República pelo Partido Humanista da Solidariedade (ou coisa parecida que queira significar a sigla PHS). Mas é bastante possível que, em havendo debate na televisão antes do primeiro turno (sobre o que tenho algumas dúvidas), ele poderá estar lá. Por quê? Porque o PHS tem três deputados federais e, portanto, vaga garantida no trololó. E há sérias dúvidas sobre uma eventual aceitação a acordo que possa ser oferecido pelas emissoras de TV.
Mas o senhor Oscar não é o único. Há pelo menos uma meia dúzia de candidatos de partidos minúsculos que também tem direito legal de participar dos debates. É do que trata, ao mesmo tempo em que traz o nome de todos os concorrentes à sucessão de Lula, o jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do portal Universo Online. Acompanhe:
“Eleição terá 13 candidatos; 7 podem ir a debates na TV…
… A eleição presidencial neste ano terá 13 candidatos. Entre eles, há 7 que precisam ser, obrigatoriamente, convidados para os debates em rádio e TV. São aqueles cujos partidos elegeram deputados federais na última eleição (em 2006) e continuam com representantes na Câmara. Ei-los: PT, PSDB, PV, PTC, PSOL, PT do B e PHS.
Por desfrutarem desse status (ter deputados eleitos em 2006 e ainda estarem representados na Câmara), esses 7 partidos têm participação assegurada em debates eleitorais em rádio e em TV. Trata-se de um dispositivo da Lei 9.504, que normatiza as eleições. Essa restrições impostas à TV e ao rádio não valem para a internet, como explicado no post abaixo.
Eis a lista completa dos 13 candidatos que disputam a eleição deste ano (aqui, um post com a descrição de alguns nanicos) e os debates anunciados (nem todos confirmados) por emissoras de TV…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
tem muito partido grande envolvido em maracutaia grande …DEM,PT,PMDB o arruda no DF,o suposto mensalão nem vou dizer todos mas os amigos podem citar outros .e etc.A democracia nos proporciona que vários partidos participem ,prefiro 13 candidatos a um da arena e 1 do mdb …”brasileiro as vezes tem memória curta”.
@Jader Hoffmeister
Atenção Alexandre Paim e Dr. werner!!!!Tão xingando o partido de voces!
ahh tem muito candidato grandão que vai apanhar de nanico nos debates…
Já pensaram assistir a um “debate” à noite na TV com esse povo todo? Se vai ser interessante eu não sei mas que vai ser um poderoso sonífero, ah, isso vai. É isso que dá a possibilidade da crianção de partidos. Agora mesmo, há pouco tempo, surgiu mais um: o PPL (Partido da Pátria Livre). Mas… que mal pergunte: livre de que??? Livre é nós que precisamos ficar desse tipo de coisa. Esses partidos chamados nanicos, cujos filiados não lotam uma Kombi, só surgem para barganhar aqui e alí e, principalmente, entrar na repartição do bolo do Fundo Partidário. São formados por expulsos e/ou descontentes de outros partidos que se juntam e vão formando essa infinidade de partidos que não trazem nenhum benefício para o país e para a sociedade. Mas… fazer o quê?