EstadoPartidosPolítica

DE NOVO? Nome de Schirmer é citado, “com força”, para assumir secretaria de Justiça no governo Sartori

Já na transição, antes mesmo da posse de Sartori, Schirmer (D) era lembrado (foto Arquivo)
Já na transição, antes mesmo da posse de Sartori, Schirmer (D) era lembrado (foto Arquivo)

O nome de Cezar Schirmer no secretariado (ou mesmo, mais recentemente, como indicado para vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado) longe está de ser uma novidade. Integrante do grupo político de transição, ainda antes da assunção de José Ivo Sartori no Palácio Piratini, o prefeito de Santa Maria sempre foi especulado. Fosse para a secretaria de Fazenda (que já ocupou, em governo peemedebista anterior) ou a política e estratégica Casa Civil, ou qualquer outra, dada sua versatilidade, o comandante do Palacete da SUCV sempre esteve em alta.

Aliás, o rumor foi forte no mês passado, algo que Schirmer creditou a disputas no próprio PMDB, que o colocavam muito mais como elemento desestabilizador, pelos grupos políticos distintos no interior do partido, do que propriamente de unidade. Mas… Mas… Mas agora a coisa ficou mais séria, digamos assim.

Faccioli terá que sair na segunda-feira, por força de interpretação do Supremo (foto Reprodução)
Faccioli terá que sair na segunda-feira, por força de interpretação do Supremo (foto Reprodução)

Desde a quarta-feira, e sobretudo nesta quinta, o nome do prefeito santa-mariense era citado com absoluta insistência nos bastidores políticos da capital. E por uma razão bem específica: na segunda-feira sai do governo o titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos. Cesar Faccioli, Promotor de Justiça, está impedido de continuar na função, por força de INTERPRETAÇÃO constitucional do Supremo Tribunal Federal, no último dia 9 – quando os ministros analisaram a situação do então titular do ministério da Justiça, o procurador do Ministério Público da Bahia, Wellington César Lima e Silva.

Resumo da ópera: Faccioli está impedido. E a maior parte dos peemedebistas graúdos que falaram, mesmo nos corredores do poder na capital, aposta que Cezar Schirmer é o nome. Será? E ele quer? Como sempre acontece nessas ocasiões, o prefeito “come em tranca”. E sua assessoria direta, ouvida por este editor no final da tarde passada, ainda que entre sorrisos, disse desconhecer a situação. Mais: há reuniões previstas na agenda da próxima segunda, no Palacete. Bueno, sempre pode ser uma despedida oficial. Ou não?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo