CIDADE. Conselho apura denúncias na Casa de Saúde. Vereadores vão a postos
Este sítio recebeu a informação ontem à tarde. Várias denúncias, todas devidamente gravadas, foram feitas ao Conselho Municipal de Saúde. Elas envolvem o funcionamento do Hospital Municipal Casa de Saúde, no momento gerido pela Sefas (Associação Franciscana de Assistência à Saúde), vinculada ao Centro Universitário Franciscano. Entre as situações citadas estão, por exemplo, as condições de higiene, horário inadequado para servir o café da manhã dos pacientes e falta de equipamentos.
Uma reunião plenária realizada no dia 17, a última quinta-feira, formou uma comissão de sete integrantes, destinada a apurar o que foi levado ao Conselho. Este grupo, com uma ausência, foi à Casa de Saúde na manhã de ontem. Não há, até o momento (pelo menos nada foi dito a este repórter), uma conclusão. Que, presumo, será alvo de relatório a ser detalhado na próxima reunião do CMS.
Enquanto isso, mais ou menos no mesmo horário, dois vereadores da Comissão de Saúde da Câmara, realizaram uma vistoria em três postos sob a gestão municipal: Centro Social Urbano, ESF na Vila Caramelo e Pronto Atendimento do Bairro Patronato. O que eles encontraram você fica sabendo no material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. O texto e a foto são de Murilo Matias. Confira:
“Comissão retoma visita aos postos de saúde
Na manhã desta terça-feira (22), os vereadores Marion Mortari (PP) e Maria de Lourdes Castro (PMDB), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, seguiram com as visitas às unidades de saúde do município. A iniciativa tem por objetivo mapear a situação da saúde em Santa Maria, detectando as carências e necessidades da área.
Inicialmente, os parlamentares estiveram no Centro Social Urbano, no Bairro Passo D’areia. O posto do local, que conta com seis médicos trabalhando em turnos alternados, com uma média de 15 fichas de atendimento cada, sofre com dificuldades referentes à estrutura física, apresentando salas muito pequenas para a realização adequada dos atendimentos, além de má ventilação e carência de profissionais na área da limpeza.
O prédio, onde está localizado o posto, pertence ao Estado e juntamente com a unidade de saúde comporta o Batalhão de Operações Especiais e uma creche, cuja entrada de acesso é a mesma para o posto. Existe no local uma área ociosa e, segundo o coordenador da unidade, Cristian Garcia, uma ampliação é viável e necessária.
Na Estratégia de Saúde da Família Roberto Binato, na vila Caramelo, a situação não é muito diferente. Há um ano e oito meses, a unidade funciona de maneira adaptada em uma casa, uma vez que o local de origem passa por reformas para ampliação. A previsão é de que em novembro as obras…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Nestas alturas São Francisco de Assis esta rubro de vergonha.
Barbaridade!Mas isso será para dar prática à estudantes de medicina no futuro curso da instituição?
Também faz parte do “mais e melhor”?
Meu Deus do Céu!Cuidado gente o purgatório também foi deito para freiras!
A roda vai gira …agora..mapear….é toda a cidade..todos os postos..falta um pouco de cada…fora os materiais,medicamentos e atendimento!!..basta ir até uma comunidade..e perguntar…falando nisso e minha lampada..to pagando meu!…bá como fui vota nesses caras!