Câmara de VereadoresSaúde

CIDADE. Conselho apura denúncias na Casa de Saúde. Vereadores vão a postos

Este sítio recebeu a informação ontem à tarde. Várias denúncias, todas devidamente gravadas, foram feitas ao Conselho Municipal de Saúde. Elas envolvem o funcionamento do Hospital Municipal Casa de Saúde, no momento gerido pela Sefas (Associação Franciscana de Assistência à Saúde), vinculada ao Centro Universitário Franciscano. Entre as situações citadas estão, por exemplo, as condições de higiene, horário inadequado para servir o café da manhã dos pacientes e falta de equipamentos.

Uma reunião plenária realizada no dia 17, a última quinta-feira, formou uma comissão de sete integrantes, destinada a apurar o que foi levado ao Conselho. Este grupo, com uma ausência, foi à Casa de Saúde na manhã de ontem. Não há, até o momento (pelo menos nada foi dito a este repórter), uma conclusão. Que, presumo, será alvo de relatório a ser detalhado na próxima reunião do CMS.

Na ESF da Vila Caramelo: local adaptado, em função de obras, há 20 meses

Enquanto isso, mais ou menos no mesmo horário, dois vereadores da Comissão de Saúde da Câmara, realizaram uma vistoria em três postos sob a gestão municipal: Centro Social Urbano, ESF na Vila Caramelo e Pronto Atendimento do Bairro Patronato. O que eles encontraram você fica sabendo no material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. O texto e a foto são de Murilo Matias. Confira:

 “Comissão retoma visita aos postos de saúde

Na manhã desta terça-feira (22), os vereadores Marion Mortari (PP) e Maria de Lourdes Castro (PMDB), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, seguiram com as visitas às unidades de saúde do município. A iniciativa tem por objetivo mapear a situação da saúde em Santa Maria, detectando as carências e necessidades da área.

Inicialmente, os parlamentares estiveram no Centro Social Urbano, no Bairro Passo D’areia. O posto do local, que conta com seis médicos trabalhando em turnos alternados, com uma média de 15 fichas de atendimento cada, sofre com dificuldades referentes à estrutura física, apresentando salas muito pequenas para a realização adequada dos atendimentos, além de má ventilação e carência de profissionais na área da limpeza.

O prédio, onde está localizado o posto, pertence ao Estado e juntamente com a unidade de saúde comporta o Batalhão de Operações Especiais e uma creche, cuja entrada de acesso é a mesma para o posto. Existe no local uma área ociosa e, segundo o coordenador da unidade, Cristian Garcia, uma ampliação é viável e necessária.  

Na Estratégia de Saúde da Família Roberto Binato, na vila Caramelo, a situação não é muito diferente. Há um ano e oito meses, a unidade funciona de maneira adaptada em uma casa, uma vez que o local de origem passa por reformas para ampliação. A previsão é de que em novembro as obras…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Barbaridade!Mas isso será para dar prática à estudantes de medicina no futuro curso da instituição?
    Também faz parte do “mais e melhor”?
    Meu Deus do Céu!Cuidado gente o purgatório também foi deito para freiras!

  2. A roda vai gira …agora..mapear….é toda a cidade..todos os postos..falta um pouco de cada…fora os materiais,medicamentos e atendimento!!..basta ir até uma comunidade..e perguntar…falando nisso e minha lampada..to pagando meu!…bá como fui vota nesses caras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo