BANCO DE IDÉIAS. Prefeitura lança programa para ouvir propostas da comunidade
Costumo dizer, por exemplo,em relação à Consulta Popular, do governo do Estado. Entendo que apenas grupos de pressão participam. Ainda assim, é melhor ter do que não. Aparentemente, o programa que o prefeito Cezar Schirmer lança nesta quinta-feira pode ser melhor. E dar resultados positivos. Aparentemente. Tenho esperança que sim.
Ah, o que é mesmo? Sim, o “Banco de Idéias”. Saiba o que é e como se dará o seu lançamento,no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A seguir:
“Prefeito fará lançamento do Banco de Ideias, nesta quinta (15)
Nesta quinta-feira (15), o Prefeito Cezar Schirmer fará o lançamento do Banco de Ideias, iniciativa da administração municipal, coordenada pelo Escritório da Cidade, que visa recolher sugestões da população sobre projetos que irão auxiliar no planejamento de uma cidade mais justa e feliz. O ato será realizado no térreio do Shopping Independência, às 10h, e contará com a presença do Presidente do Escritório da Cidade, Júlio Rasquin e do Comitê Gestor do projeto.
Através desta iniciativa a comunidade será ouvida e poderá opinar depositando suas ideias nos Pontos Participativos, cujos meios físicos (urnas) estarão localizados em locais estratégicos de várias regiões da cidade. O projeto prevê seis etapas, ao longo de 12 meses, com diferentes locais na zona urbana e rural.
Já a participação virtual, via internet, poderá ser efetivada através de um link específico no site da prefeitura, com um espaço para sugestões. Ao acessar a página, a população registrará sua ideia através…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Para mim, trata-se de um arremedo de participação popular. Recorrer ao surrado recurso da “caixa de ideias” é, além de ineficiente em resultados, um desestimulo a verdadeira participação popular. É brincar com as expectativas da população.