PRIMEIRO DEBATE. Dilma e Serra se confrontam na Band. E montam suas estratégias
Há dúvidas sobre a audiência do primeiro debate pela televisão, em 2010. Será na quinta-feira, 5, na TV Bandeirantes, no mesmo horário da decisão sobre qual brasileiro vai à final da Copa Libertadores da América – e que será transmitida pela TV Globo, com interesse direto em São Paulo e no Rio Grande do Sul, no mínimo.
Há dúvidas, também, sobre a eficiência, junto ao eleitorado, do confronto que haverá na noite de quinta. Exceto, claro, pela possível mobilização da militância, sobretudo dos principais protagonistas, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra.
Mas uma dúvida, não há: a seriedade com que os candidatos (e isso vale especialmente para os outros dois participantes, Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)) estão encarando o episódio. E eles estão montando suas estratégias, como mostra o jornal O Estado de São Paulo. A reportagem é de Christiane Samarco e João Domingos. Acompanhe:
“Debate dá expectativas opostas para candidatos…
… As campanhas dos candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) têm expectativas muito diferentes para o debate na Rede Bandeirantes, na quinta-feira, o primeiro das eleições deste ano. Um tucano próximo de Serra, por exemplo, acha que o impacto do confronto ficará “próximo de zero”.
Os coordenadores da campanha de Dilma, pelo contrário, acreditam que o debate em rede nacional será importante para mostrar a cara da ex-ministra ao eleitor antes do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV e, ao mesmo tempo, “exibir preparo para governar”.
Os outros debatedores – Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL) – querem tirar o máximo de proveito do debate, seja para se mostrarem ao público, seja para não deixar que Serra e Dilma monopolizem a atenção. Ambos pretendem dizer que eles, sim, representam mudanças e não os dois favoritos.
De acordo com o interlocutor de Serra, a expectativa do PSDB é muito baixa em relação ao debate da Band porque a direção da campanha avalia que o “roteiro” feito para o programa “protege demais” a petista.
Isso porque, segundo o tucanato, por imposição da assessoria da campanha de Dilma, as regras definidas para o debate criaram um ambiente de “segurança” para a petista. A avaliação é de que nesse cenário não haverá espaço para Serra surpreender a ex-ministra da Casa Civil…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SSIGA O SITÍO NO TWITTER
Nem Serra e nem Dilma. Penso que vai ser um debate bom de ser visto. Espero que a Dilma não fique perdida como cego em tiroteio, como ficou nas entrevistas da Rádio Gaúcha e da CBN. Pois eh nesse horário estarão jogando Inter x São Paulo pela Libertadores, e pelo que deu pra sentir vai ser direto na Globo.
Bingo Silvana!!!
Haha. Mas que desculpinha ridícula essa do Serra. Roteiro do programa “protege demais” a pestista e por isso ele não vai ter espaço para surpreender Dilma. Ele não vai surpreender porque não tem competência pra isso. Simples assim.
Enfim. A Globo nunca passou um jogo de futebol da quinta-feira. Abriu uma exceção justamente no dia que tem debate na BAND. Curioso!