IDIOMA. Jorge Cunha e o orgulho de falar português e ser herdeiro de sua história
“…O Museu da Língua Portuguesa é uma homenagem ao idioma falado por mais de 200 milhões de habitantes espalhados pelos quatro continentes. No Brasil são 190 milhões de pessoas que usam esta língua para se comunicar, narrar suas memórias do passado e registrá-las, planejar o seu presente e projetar-se no futuro.
Para quem pensa em encontrar exposições centradas na língua culta, nos padrões gramaticais ou no léxico, há uma ótima surpresa. Milhares de pessoas de todas as idades e classes sociais que visitam o museu mensalmente são apresentadas a sua própria forma de falar…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Idioma materno, idioma terno”, de Jorge Luiz da Cunha, colaborador semanal deste sítio. Cunha é Professor Titular da UFSM. Doutor em História Medieval e Moderna pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Um cidadão de Santa Maria desde 1996.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.