AgronegócioEconomia

ÂNCORA VERDE. Safra de grãos baterá novo recorde, encostando nas 150 milhões de toneladas

Definitivamente, o Brasil não pode se queixar do campo. Se na indústria os números têm-se mostrado arredios, nos últimos meses, longe dela e das zonas urbanas só o que chega são boas notícias. A mais recente foi divulgada nesta quinta-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento, e consolida uma idéia que já se fazia presente há algum tempo: a produção agrícola é, talvez, a principal âncora econômica do País.

Conforme dados da Conab, está-se à beira de um recorde extraordinário, com uma safra que beirará os 150 milhões de toneladas, com destaque para a soja e o milho, cujas colheitas, somadas, poderão ultrapassar, folgadamente, às 120 milhões. Para saber mais, confira material produzido pela Agência Brasil, com reportagem de Danilo Macedo. A seguir:

 “Conab projeta recorde de 147,1 milhões de toleladas de grãos na safra 2009/2010

O penúltimo levantamento da safra de grãos 2009/2010, divulgado hoje (quinta, 5) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica que o país deve consolidar uma produção recorde em torno de 147,1 milhões de toneladas. O volume é 8,8% maior que o do último ciclo (135,13 milhões de toneladas) e 2% superior ao antigo recorde, de 144,1 milhões de toneladas, obtido na safra 2007/2008.

Segundo a Conab, os motivos do crescimento em relação ao levantamento anterior, divulgado há um mês, quando eram previstos 146,75 milhões de toneladas, são os reajustes dos dados da área plantada de milho em Goiás e Mato Grosso e da produtividade da soja no Rio Grande do Sul. A companhia também destacou a manutenção da produtividade do milho segunda safra em estados do Centro-Sul.

A produção total de soja, de acordo com o 11º levantamento da Conab, deve fechar em 68,47 milhões de toneladas, um aumento de 19,8% ou 11,31 milhões de toneladas a mais do que no ciclo 2009/2010. No caso do milho, a colheita deve ser de 54,38 milhões de toneladas, 6,6% maior ou cerca de 3,4 milhões de toneladas a mais do que na última safra…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo