CampanhaEleições 2010

ACABOU? (4). O culpado é o mordomo. Que atende pelo nome “programa de TV”

A confirmar-se o que estão dando a conhecer as pesquisas de intenção de voto, e a petista Dilma Rousseff vitoriar-se no pleito presidencial, haverá um longo processo de discussão sobre as causas da derrota. E tanto mais demorará a reciclagem do discurso e da prática oposicionista, como forma de enfrentar o momento político que se seguirá, quanto mais tempo levar o grupo demo-tucano e adjacências (PPS, por exemplo) a buscar explicações “no além”.

Explico:em vez de discutir razões políticas (e elas são bem objetivas) e o comportamento demonstrado e as propostas apresentadas, ficam os aspones da campanha a buscar explicações, por exemplo, na propaganda no rádio e na TV. Cá entre nós, isso é apenas o efeito, jamais a causa.

Mas, enfim, é o que está surgindo neste momento, do lado da oposição. Quem, entre outros, trata do assunto é o sítio especializado Congresso em Foco. A reportagem é de Rudolfo Lago. Acompanhe:

Serra despenca, e o culpado é o programa de TV

…No início da tarde da quarta-feira (18), no teatro TUCA, em São Paulo, logo depois do final do debate UOL/Folha de São Paulo com os candidatos à Presidência, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), esquivava-se com um sorriso educado de perguntas sobre dois temas. O primeiro: por que ele, vestido com uma jaqueta de couro preta e uma camisa esportiva rosa, era o único político ali que não estava de paletó e gravata? O que tinha achado do programa eleitoral de Serra, iniciado um dia antes, com referências ao presidente Lula e o candidato chamado de “Zé”, em frente a uma favela de mentira, desenhada virtualmente?

À primeira pergunta, ele explicava que tinha ido para São Paulo participar de reuniões com a cúpula da campanha de Serra que foram se estendendo além do previsto. Resultado: não tinha mais camisas sociais limpas. Para a segunda, a esquivada era total: “Não vi o programa. Ficou ruim essa favela, é? Vamos ter que ver”.

O que Sérgio Guerra evitava dizer é que mesmo ali, recém iniciado o horário eleitoral, já começavam as primeiras avaliações que apontavam para a desconfiança de que a campanha do candidato do PSDB tinha errado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo