InternetPesquisa

INTERNET. Um terço da população brasileira está conectada. Em Santa Maria, 100 mil

Ninguém, ao que sei, é capaz de quantificar cientificamente quantos são os internautas de Santa Maria. Mas qualquer um pode afirmar, sem medo, que a média local é maior que a nacional – não muito, talvez, mas superior. Uma série de dados permitem essa conclusão, a começar por nossas instituições de ensino superior, todas conectadas, passando pelas empresas privadas, consumidores domésticos e aqueles usuários de cibers ou assemelhados.

Cheguei, outro dia, conversando com quem entende, a um número aproximado e não científico: 100 mil, um quarto deles domésticos. É muuuuita gente, meeeesmo. Pouco mais de um terço da população total. Curiosamente, nesta terça-feira surgiu mais uma informação, a partir de pesquisa habitual feita pelo Ibope. E ela constatou, em nível nacional, o que, empiricamente, nós próprios constatamos na boca do monte.

Confira, a propósito, o texto publicado pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do portal Universo Online:

Internet tem quase 65 milhões de usuários no Brasil

O Ibope divulgou que a web no Brasil atingiu 64,8 milhões de usuários. Ou seja, dos 191,8 milhões de brasileiros, 33,8% tem acesso à internet. Como comparação, nos EUA, a internet atingiu 50% da população daquele país no ano 2000.

O Brasil está quase uma década atrasado em relação aos EUA em termos de conexão digital. Esse aspecto deve ser levado em conta pelos que tentam analisar/prever o impacto da web na política e nas eleições de 2010. Haverá certamente um “efeito internet”, mas ainda estará longe de ser algo equivalente ao assistido na eleição de Barack Obama para a Casa Branca em 2008…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e análises produzidas pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do portal Universo Online.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo