ÂNCORA VERDE. Cai área plantada, cresce a produtividade. Resultado: safra recorde
O setor primário brasileiro começa a ostentar níveis bem mais próximos do chamado primeiro mundo. E pode melhorar ainda mais, se a gente imaginar que há espaço agricultável inaproveitado ou simplesmente esquecido. De todo modo, os produtores estão conseguindo, mesmo reduzindo a área ocupada, ampliar a produtividade a tal ponto que os resultados são crescente.
Agora, mesmo, na safra 2009/2010, atingiu-se um novo recorde, permitindo à agricultura firmar-se como âncora verde da economia brasileira. São 149 milhões de toneladas de grãos, com destaque absoluto para soja e milho. Mais informações você encontra na reportagem de Danilo Macedo, distribuída pela Agência Brasil. Confira:
“Conab: Brasil colhe 149 milhões de toneladas de grãos na safra 2009/2010
O Brasil produziu 148,99 milhões de toneladas de grãos na safra 2009/2010. Os dados, computados no 12º e último levantamento do ciclo, feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram divulgados hoje (quinta, 9) pelo Ministério da Agricultura. A marca é a maior da história, superando os 144,1 milhões de toneladas alcançados na safra 2007/2008. Em relação ao ciclo anterior, de 135,13 milhões de toneladas, o crescimento foi de 10,3%.
No último levantamento, a previsão era de que a safra de grãos fechasse em 147,1 milhões de toneladas. Segundo o ministério, o aumento de 1,9 milhão de tonelada de uma pesquisa para a outra teve como principais causas o reajuste dos dados da área e a produtividade de milho nos estados de Goiás e Mato Grosso…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.