GRIPE. 70 mil já vacinados na cidade. Trabalhadores em saúde e mulheres no pós-parto lideram o ranking
![A meta de vacinação está praticamente atingida em Santa Maria. Mas ainda há alguns grupos prioritários que não estão perto](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/05/prefeitura-vacinação-1.jpg)
Por VERA JACQUES (texto) e JOÃO ALVES (foto arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Secretaria de Município da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Imunizações, divulgou, na manhã desta sexta-feira (13), os dados atualizados da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Vírus Influenza), em Santa Maria. De acordo com o balanço, já foram vacinadas, no município, um total geral de 69,8 mil pessoas. Deste percentual, o maior índice de imunizados encontra-se no segmento das mulheres após o parto (puérpuras), com 86,67% de vacinadas. Em segundo lugar, estão os trabalhadores da saúde, com 81,2% de imunizados. (confira abaixo)
A Campanha de Vacinação contra a Gripe, em Santa Maria, foi retomada na terça-feira (10), com a chegada de mais um quantitativo de 28 mil doses, do Governo do Estado, por meio da 4ª CRS. As vacinas foram distribuídas de forma gradativa às Unidades Básicas de Saúde e ESFs, conforme a demanda de cada local. De acordo com a Vigilância Epidemiológica os postos de saúde ainda têm estoques para oferecer à população que se enquadra nos grupos prioritário, como crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes, índios, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas (comorbidades).
A secretária de Município da Saúde, Vânia Olivo reforça que a distribuição está ocorrendo de forma fracionada, para que o controle seja rigoroso e não faltem vacinas para as pessoas integrantes dos grupos considerados prioritários. Outra recomendação da secretária é quanto à necessidade de apresentar comprovante de residência no ato da vacina.
A vacina que está sendo oferecida na Rede Pública de Saúde imuniza contra os três tipos de vírus influenza – H1N1, H3N2 e Brisbane. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está prevista para encerrar no dia 20 deste mês. A Secretaria de Saúde também esclarece que o cronograma de vacinação nos distritos com a Unidade Móvel de Saúde e equipes volantes está mantido (confira anexo)
Grupos prioritários, metas e índice de vacinados
– Crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias – (14.147 pessoas)
Vacinados= 8.517 (60,20%)
– Gestantes em qualquer idade gestacional – (2.555 pessoas)
Vacinados= 1.560 = 61,6%
-Puérperas até 45 dias após o parto – (420 pessoas)
Vacinados= 364 = 86,67%
– Trabalhadores de Saúde (público e privado) – (13.812)
Vacinados= 11.217= 81,21%
– Povos indígenas, a partir dos seis meses – (168 pessoas)
96 = 57,14%
– Idosos (Indivíduos com 60 anos ou mais) – (36.292 idosos)
Vacinados= 28.664= 78,98%
– População privada de liberdade- 1.024 vacinados
– Funcionários do sistema prisional- 239 vacinados
–Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (Comorbidades) – 18.266
Total geral de vacinados = 69.841
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.