SAÚDE. Deputados no Piratini para reivindicar por Hospitais. Valdeci aproveita para cobrar o Regional
Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Um grupo de deputados que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa foi recebido, nesta quarta (15), pelo chefe da Casa Civil do Palácio Piratini, Márcio Biolchi. Presidente da Comissão, o deputado Valdeci Oliveira (PT) aproveitou a audiência para cobrar uma definição sobre a gestão do Hospital Regional de Santa Maria.
Conforme explicou o parlamentar, a discussão sobre o tema se arrasta desde que o governo Sartori teve início, em janeiro de 2015, e até hoje continua sem encaminhamentos. Sem a administração confirmada, acrescentou Valdeci, as demais decisões necessárias para o começo dos atendimentos também não avançam. “Não há como planejar e executar a compra de equipamentos e a realização de concurso para contratação de pessoal sem ter uma instituição gestora. O hospital poderá ficar meses e meses de portas fechadas mesmo tendo toda a estrutura física pronta”, explicou.
O secretário foi atencioso e considerou importantes as preocupações levadas por Valdeci. Ele assegurou que irá conversar com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, a respeito e, depois, informará Valdeci sobre os encaminhamentos que serão dados.
CRISE NO SETOR – Na reunião com Biolchi, os deputados da Comissão de Saúde também trataram da ameaça de colapso nos serviços de saúde do Estado e cobraram medidas urgentes. Os deputados afirmaram que os atrasos nos repasses do Executivo causam, em praticamente todas as regiões, paralisação de paralisação de serviços, atraso no pagamento de salários e até de fechamento de hospitais. “É fundamental que o centro do governo atue e incida diretamente sobre o problema”, considerou Valdeci.
Além de Valdeci, estiveram presentes no encontro os deputados Tarcísio Zimmermann (PT), Pedro Pereira (PSDB), João Reinelli (PV), Sérgio Peres (PRB), Vinicius Ribeiro (PDT), Gilberto Capoani (PMDB) e Gabriel Souza (PMDB), líder do governo na Assembleia.
O Governo Tarso passou a Gestão do Regional para a UFSM/HUSM/EBSERH .Mas o Sartori juntamente com Osmar Terra e o Prefeito de Santa Maria trancaram tudo ,pois não querem que o Hospital seja administrado pela coisa pública e sim privado.
“Não há como planejar e executar a compra de equipamentos e a realização de concurso para contratação de pessoal sem ter uma instituição gestora. O hospital poderá ficar meses e meses de portas fechadas mesmo tendo toda a estrutura física pronta”: o deputado pensou nisto sozinho ou foi assunto discutido em comissão?
Quero dizer ao povo de Santa Maria, e região que com esse governo que esta ai tirem o cavalo da chuva que não vamos ter hospital, ainda mais agora com o pai Terra, de ministro.