AUDIÊNCIA PÚBLICA. Valdeci e Anita denunciam a falta de leitos SUS em Santa Maria e na região central
P04or TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
A situação da saúde de Santa Maria foi registrada e debatida durante a audiência pública que mobilizou a Assembleia Legislativa nesta quarta (29), em Porto Alegre. A atividade, proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), discutiu o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e reuniu representantes de mais de 30 municípios gaúchos.
Na presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, e de diversas autoridades da área e do setor judiciário, a vereadora Anita Costa Beber (PR) e o próprio Valdeci denunciaram a falta de leitos que atinge a cidade e a região. A vereadora detalhou os problemas enfrentados pelo Hospital Universitário (HUSM), cujo Pronto-Socorro está com os 23 leitos ocupados e com pacientes sendo atendidos nos corredores. “É vergonhosa essa situação. Pessoas estão morrendo em função disso”, disse Anita.
Na sequência, Valdeci leu uma nota divulgada pela assessoria do HUSM à imprensa de Santa Maria que informa que, além dos leitos, 43 macas estão sendo ocupadas para dar conta da procura por atendimentos atualmente.O deputado salientou que a falta do Hospital Regional agrava muito a situação da saúde local e regional. “O Regional está pronto, concluído, mas o governo do Estado não define, há meses, quem fará a gestão. Isso é lamentável e até irresponsável”, afirmou.
A vereadora Anita também se manifestou sobre o Regional, criticou a postura e a interferência do deputado federal Osmar Terra (PMDB) nesse tema e afirmou que a estrutura, situada no Parque Pinheiro Machado, corre sério risco de se transformar em um “elefante branco”.
O vereador Isaias Romero (PMDB) também acompanhou a audiência pública.
Valdeci está para a saúde como Rubinho está para a fórmula um. Ninguém sabia que faltavam leitos do SUS por aqui.