SALA DE DEBATE. Dia de Bozano, Júlio de Castilhos, Borges e muito mais história (e até prisão e a saúde)
![Elvandir Costa e Eduardo Rolim, num bate papo pra lá de divertido (e, por vezes, irritado), conversaram sobre a história gaúcha e muito mais](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/07/sala-4.jpg)
Hoje foi o dia dos convidados mais, digamos, venerandos, do “Sala de Debate”, na Antena 1. Com a ancoragem deste editor, os debatedores Eduardo Rolim e Elvandir Costa fizeram um verdadeiro passeio pela história de Santa Maria, o Doutor Bozano incluído, e do Rio Grande do Sul, onde pontificaram Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos mas, claro, apareceram também Getúlio, Brizola, Ferrari, Pasqualini, Flores da Cunha e até Davi Canabarro.
O vasto conhecimento dos convidados, apimentado pela participação dos ouvintes, permitiu uma aula e tanto. Mas, claro, outros temas também apareceram, com destaque para a irritação de Rolim com a história de um hospital do tipo Sarah, para Jaguari (só ouvindo para entender) e também a transferência de presos da Grande Porto Alegre para a Penitenciária de Santa Maria.
PARA OUVIR O PROGRAMA DE HOJE, 7 DE JULHO, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE AQUI
“Doutor” Bozano era advogado e não médico. Por mim não era nome de rua na cidade, rua do Comércio seria mais adequado. Um destes políticos quase foi vice de Jânio, que chamava o sujeito de “escoteiro”. Não publicamente, óbvio.
Último descendente do Flores da Cunha com notoriedade acho que foi o ministro aposentado do Superior Tribunal Militar, Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, era comentarista no Jornal da Cultura da TVESP.
Hospital da rede Sarah é bom para qualquer cidade, se Jaguari conseguisse um beneficiaria a região. Pouco provável, mas vai saber.
Herdeiro ungido do Gêgê era Jango. O outro, bueno, cunhado não é parente.