SALA DE DEBATE. (In)segurança pública óbvia no Rio Grande amado. E a espúria renegociação das dívidas
![Muitas críticas ao estado de insegurança vivido no RS e em SM, por Péricles Costa, Ernani Araújo e Alfeu Bisaque (foto Gabriel Cervi Prado)](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/08/sala-8.jpg)
O aumento inaudito das ocorrência policiais, sobretudo as que apresentam violência – caso de roubos, homicídios e latrocínios – foi o tema mais tratado na edição desta segunda-feira, do “Sala de Debate”, na Antena 1.
Diga-se: os convidados, com a mediação deste editor, não pouparam críticas ao governo do Estado. Péricles Lamartine Palma da Costa, Luiz Ernani Araújo e Alfeu Bisaque lembraram medidas necessárias, como a ampliação dos quadros preventivos, da Brigada Militar, absolutamente inexistentes. E que ajudam a criar uma situação de violência no Rio Grande.
Mas não foi só isso. Permearam as discussões, entre meio dia e 1 e meia, temas como a renegociação das dívidas dos Estados, considerada expúria pela totalidade dos convidados, o Pacto Federativo e até a ocupaçao do espaço do Hospital Regional, entre outros, estiveram presentes no programa.
PARA OUVIR O “SALA” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO!
Mídia da capital já começou a sugerir a transferência de brigadianos do interior para a região metropolitana.
Embora alguns afirmem mentirosamente que existem recursos que estariam sendo escamoteados, o estado está quebrado.
RS tem perto de 10 UPAS prontas (o número varia conforme a notícia, chegam a 15 em algumas) fechadas por falta de recursos nos municípios.
A UFSM tem uma linha de pesquisa que eu não conhecia: “Teorias da Conspiração que não podem ser provadas mas que são óbvias e ajudam o discurso da militância de esquerda”.