Eleições 2010EstadoInternetJornalismoPesquisa

IBOPE. Pesquisa de boca de urna tenta antecipar resultado. Coleta já terminou

A partir das 5 da tarde, começa a divulgação de pesquisas “bocas de urna”. O objetivo é tentar antecipar o resultado. Até onde sei, pelo menos o Ibope (o Datafolha, talvez, também) foi contratado para o serviço. Tanto em nível nacional quanto em alguns estados, inclusive o Rio Grande do Sul.

A pesquisa nacional tende a ser divulgada mais tarde; afinal algumas províncias, em função do fuso horário, ainda terão eleitores votando. No entanto, no caso da eleição para os governos estaduais, não há impedimento algum. Assim, o Rio Grande do Sul saberá o resultado da pesquisa regional tão logo cheguemos às 5 da tarde.

A experiência de quem já contratou esse serviço indica: a coleta de dados é feita, majoritariamente, durante a parte da manhã. Inclusive para dar tempo de processar os resultados. Mas, quando não há muito equilíbrio, é possível acreditar, sim, na boca de urna. Afinal, não há instituto que queira errar nessa hora.

Assim que tivermos os primeiros resultados, eles serão divulgados aqui – como também, certamente, na parceira, a TV Santa Maria (canal 19, NET, ou pela internet: www.santamaria.tv.br)

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Provincias???????? Como assim??? Onde voce pensa que vive? tenho absoluta certeza de que o povo do Rio Grande não pensa como voce, mas essa sua fala contribui mui negativamente para o abismo etnocentrico aberto nos diferentes brasis. Por favor, reconsidere o que disse ou, ao menos, se justifique. É o que qualquer cidadão educado faria.
    Em tempo. Sou capixaba, brasileiro e cidadão universal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo