CIDADE. Está chegando ao fim o “Mês da Cultura”. E na domingueira tem a 15ª Parada Livre da Região Centro
Por RODRIGO RICORDI (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A programação do Mês da Cultura, realizado pela Prefeitura vai chegando ao fim. Depois de dezenas de atrações culturais que envolveram teatro, música, homenagens, exposições e debates, chega o momento da celebração do tema principal de 2016: a diversidade de gênero. No domingo (28), a Gare da Viação Férrea recebe a 15ª Parada Livre da Região Centro, que reunirá milhares de pessoas para celebrar o respeito à diversidade de gênero e alertar contra o preconceito.
A Secretária de Cultura, Marilia Chartune, destaca a inclusão no Mês da Cultura da programação preparada pela ONG Igualdade, representando o segmento LGBT, que também comemora o Mês da Diversidade em agosto. “As ações da ONG Igualdade tiveram início com a escolha dos representantes que serão os embaixadores e soberanos da Parada Livre.
A Secretaria de Cultura apóia e participa das atividades que são importantes temas de debate. Além disso, o Movimento LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais) está incluído no Plano Municipal de Cultura tratando, entre outras demandas do segmento, o ideal de inclusão no mercado de trabalho, respeito à diversidade e direito de exercer a cidadania”, afirma Marilia.
Programada para iniciar às 15h, a Parada Livre, que tem o tema “Respeito e Igualdade”, vai começar com o show da banda Conversa Fora, que vai animar o público que ainda assistirá a apresentações culturais, performances e DJs intercalados a falas de representantes do Movimento LGBTI. A festa se encerra com o show da banda Pegada Torta.
A Secretaria de Cultura chama a atenção também para o seminário “Memórias, Culturas e Resistências”, que acontece antes, no sábado (27), na Câmara de Vereadores, das 14h às 18h. A 12ª edição do encontro vem com o objetivo de proporcionar o diálogo e mobilizar o debate sobre as memórias sociais e políticas de movimentos sociais, culturais e artísticos das militâncias de movimentos como feminismo, de gênero e diversidade sexual.
Confira abaixo a programação dos últimos dias do Mês da Cultura…
…Domingo
– 14ª Parada Livre da Região Centro
Local: Gare da Estação Férrea
Horário: 15h
– Projeto Rodeio de Inverno CTG Maneco Rodrigues
(Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria /LIC)
Local: Distrito de Santa Flora
Horário: todo dia
Segunda-feira
– Interlocuções Midiáticas
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Local: Ciberespaço (espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnologia)
Horário: 15h
Terça-feira
– Oficina “Leitura e Transcrição de Manuscritos de Arquivo”
Local: Arquivo Histórico Municipal
Horário: 14h às 17h
Quarta-feira
– Prêmio Amigo da Cultura
Local: Salão de Eventos do Ed. João Fontoura Borges, Rua Venâncio Aires, 1934.
Horário: 18h”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
De 20 anos para cá , o mes mais magro da cultura, alias cultura de nada, tenho visto só muita gente querendo é aparecer na foto, poupem me de tanto exibisionismo e só.