CampanhaEleições 2010

E DAÍ? Segundo turno é uma nova eleição? Depende da tua interpretação

Filio-me, digo desde já, à corrente dos que entendem que eleição é uma só. Que pode ou não ter segundo turno. E que, pelo menos para começar, em tese os votos se mantém quatro semanas depois. Claro que há exceções. E é exatamente por isso que são exceções.

Mas não estou assim tão mal acompanhado. Acompanhe, por exemplo, um trecho da análise produzida pelo jornalista Ricardo Noblat, das Organizações Globo, publicada no seu blogue. A seguir:

Lula ficou rouco de tanto garantir a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno

… Os institutos de pesquisa foram incapazes de antecipar o tamanho que ganharia a “onda verde”. Não enxergaram também que Serra crescera na reta final da campanha.

Segundo turno não é uma segunda eleição. Quem votou em Dilma, por exemplo, não tem motivos para votar em Serra no segundo turno. A recíproca também é verdadeira.

São raros os casos de candidatos que chegam atrás no primeiro turno e na frente no segundo. É natural, pois, que Dilma continue como favorita para suceder Lula.

O apoio de Marina será disputado no tapa por Serra e Dilma. O PV está mais inclinado a apoiar Serra. Mas de que valerá o apoio dele se Marina preferir apoiar Dilma ou ninguém?

O PV é um partido cartorial. Que cede sua legenda sem cobrar em troca o mínimo de fidelidade aos seus princípios….”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Olá boa noite.
    As promessas do Serra são eleitoreiras, como foram as do PT quando oposição. Vou lembrar soh de uma entre muitas. Quem não lembra que o Lulla durante uma geração defendeu o Salário Minino do DIESE, hoje no poder esqueceu das promessas que fazia para atrair os votos dos trabalhadores do Brasil.

  2. Eu também não vejo como sendo uma nova eleição. Não sei se não vai se repetir o que aconteceu com o Alckmin, que fez menos votos no segundo turno do que no primeiro.
    O apoio de Marina é importante. Mas, discordo dessa tal “onda verde”. Alguém vai querer convencer que os votos de Marina foram por motivos ecológicos? Ora, Dilma não é uma destruidora de florestas, não foi ela quem causou o efeito estufa, não foi ela quem fez as queimadas, então por que eleitores que se preocupam com o meio ambiente não votariam nela?
    O que houve foi uma estratégia muito bem armada pela grande imprensa, que pintou Dilma como o demônio e uma parcela da população acreditou. Alguns “pastores” que abrem algumas igrejas de nomes estranhos só para tirar o dinheiro do povo começaram a botar na cabeça dos “fiéis” que Dilma era homossexual e que legalizaria o aborto. Em suma, foi isto que aconteceu. Serra não tem discurso e isto vai se repetir no segundo turno. Alguém terá que desmascara-lo e mostrar quanto custaria estes aumentos que ele diz que dará. Ele até pode dar um aumento destes, mas depois passa os outros três anos sem dar reajuste, pois estará cobrindo o rombo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo