(IN)SEGURANÇA. 34,6 mil detentos no Rio Grande. E Sartori decreta Situação de Emergência nos presídios
Do G1, o portal de notícias das Organizações Globo, com foto de LUIZ CHAVES (Palácio Piratini)
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, anunciou na tarde desta quarta-feira (31) que decretou situação de emergência no sistema prisional. A intenção é agilizar a liberação de recursos para a construção de 6 mil vagas nas cadeias e ainda fazer a compra de equipamentos.
Conforme o chefe do Executivo estadual, metade dessas vagas já está em construção, como no Complexo Prisional de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
“Decreto permite desburocratizar. É uma medida extrema, para conseguir agilizar licitações”, observou Sartori após reunião com o Gabinete de Gestão da Segurança (GGS).
O governador anunciou ainda a permuta do terreno da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, localizada na Avenida Praia de Belas, Zona Sul de Porto Alegre. Conforme ele, apenas com o dinheiro da negociação será possível construir cerca de 1 mil vagas nos presídios.
Para isso, o Palácio Piratini vai encaminhar um projeto de lei para alterar a que já existe. “Processo está concluído, faltará evidentemente a aprovação do projeto”, salientou Sartori.
O governo também vai encaminhar um outro projeto para a Assembleia para permitir a permuta, cedência e venda de imóveis em desuso. A proposta ganhou o nome de Programa de Aproveitando e Gestão de Imóveis do Rio Grande do Sul. O governador explicou que cada caso será analisado individualmente, mas a intenção é facilitar “os processos”.
Atualmente, segundo a Superintendência de Serviços Prisionais (Susepe), a população prisional do estado é de 34.630. O número se refere à atualização publicada no último dia 25 de agosto. Foi no mês de maio que os presídios gaúchos ultrapassaram a marca de 34 mil detentos, atingindo marca histórica…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Mas agora com o reizinho na pasta, tudo há de melhorar 200%
Há boatos que, passadas as eleições, o governador do RJ vai decretar a falência do estado. Nesta época saem as forças armadas e a força nacional das ruas e a vaca corre ir para o brejo de vez.
Na província a imprensa portoalegrense conseguiu emplacar a vinda da força nacional e, como Beltrame está saindo da secretaria de segurança carioca, tenta emplacar o secretário salvação da lavoura.
Sr. Sartori, onde estava até o momento? Hibernando? O mandato já está na metade, parece que “acordou-se” em agosto/16.