Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 26 de setembro de 2015, sábado:
“UFSM. Congresso que fará um novo Estatuto terá a participação igualitária de alunos, docentes e técnicos
Uma indefinição foi retirada nesta sexta-feira, pelo Conselho Universitário da UFSM. É verdade que não faltou polêmica e a votação não foi exatamente uma unanimidade (26 votos a 19). Mas o fato é que está decidido: os 300 integrantes do chamado Congresso Estatuinte terão participação paritária de estudantes, professores e servidores (30% para cada grupo e os 10% da comunidade em que a instituição está inserida).
Não há informações sobre quando serão eleitos os “estatuintes”, mas a forma está definida também, como você pode conferir no material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes. A reportagem é de Fritz R. Nunes, com foto da Multiweb. A seguir:
“Consu aprova metodologia para Congresso Estatuinte…
… Os integrantes do Conselho Universitário (Consu) da UFSM aprovaram na manhã desta sexta (25), a metodologia para o Congresso Estatuinte na instituição, elaborado pela Comissão Provisória, após reuniões que ocorreram ao longo do ano de 2014 e início de 2015. A decisão dos conselheiros foi tomada após um extenso e polêmico debate, que durou mais de uma hora, em que se manifestaram três posições distintas. O cerne da divergência se deu em cima do fato de que o método proposto trabalha em cima de um Congresso Estatuinte com participação paritária dos segmentos universitários. A votação fechou em 26 votos favoráveis à metodologia e 19 contrários…”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, a Estatuinte já tem seus integrantes escolhidos e até empossados. Inclusive com a participação da comunidade. Mas, então, havia ainda muuuita discussão. O processo foi conduzido com êxito, porém. E, não demora, a UFSM terá um novo Estatuto. Aguardemos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.